segunda-feira, 20 de setembro de 2010

POR UMA MEDICINA MAIS HUMANA

Melhorar relação médico-paciente é desafio na graduação e na profissão
Publicado em 05/01/2007

"A Medicina jamais teve a capacidade de fazer tanto pelo homem como hoje. No entanto, as pessoas nunca estiveram tão desencantadas com seus médicos. A questão é que a maioria dos médicos perdeu a arte de curar, que vai além da capacidade do diagnóstico e da mobilização dos recursos tecnológicos." (Bernard Lown)
A falta de humanização no tratamento médico que o cardiologista Bernard Lown - ganhador do Prêmio Nobel da Paz (1985) - descreve em seu livro A arte perdida de curar - um best-sellers da área médica -, é um dos principais problemas e, também, desafios da Medicina atual. Quem já esperou cinqüenta minutos para ter uma consulta de menos de dez de duração que o diga. Hoje, cada vez mais a rapidez no atendimento médico se sobrepõe ao cuidado com o paciente. Seja em clínicas ou hospitais, tanto da rede pública como privada, trata-se de um problema crônico do sistema de saúde. No Brasil, a questão vem sendo amplamente discutida, inclusive nas universidades, onde estão concentrados os futuros médicos.


1 - Afinal, o que é possível fazer para mudar essa realidade?
2 - Que outras profissões e profissionais estão tornando essa relação cliente e paciente desgastada?
3 - Qual o papel dos técnicos nessa relação?
4 - Pode o técnico contribuir ainda mais com essa desumanização?
5 – Que conteúdos formativos poderiam intervir na formação dos novos profissionais para haver uma humanização nessa relação?

66 comentários:

  1. Diassis Araújo (Radiologia)20 de setembro de 2010 às 16:56

    Primeiramente aumentar a oferta de cursos na área de saúde afim de que propicie o aumento no número de profissionais, priorizando a qualidade no atendeimento no decorrer da formação de tais profissionais.

    Alguns profissionais que fazem o pré-atendimetno como técnicos ou axiliares de enfermagem, atendentes e demais profissionais contribuem para isso, agregando-se às deficientes condições de trabalho e remuneração. Os técnicos são fundamentais porque são eles q tê o primeiro contato com os pacientes. Dessa forma o técnico pode contribuir para isso quando aplica as relações humanas e prioriza a qualidade no trato dessas pessoas.

    Na formação desses profissionais poderia ser incluídos conteúdos referentes ás relações humanas, ás relações interpessoais e outros relacionados à psicologia para possibilitar ao profissional uma atitude mais humana diante da diversidade de situações comportamentais dos pacientes.

    ResponderExcluir
  2. simone leite - segurança20 de setembro de 2010 às 17:14

    1-Qualificando os profissionais, e os mesmo tendo conciência que eles estão ali para salva vidas, e não negociando.

    2- os recepcionista, e técnico que fazem o primeiro atendimento.

    3-Os técnicos teriam de que mais paciência e respeito por aqueles que o procura já que as pessoa na maioria das vezes procura uma clinica ou hospital por estão doente.

    4- Porque não fazem um bom atendimento.

    5-Sempre está fazendo cursos de relações humanas.

    ResponderExcluir
  3. renata chancellania vieira da costa ( radiologia)20 de setembro de 2010 às 17:17

    1- bem,o que se pode fazer é fazer o correto.Os medicos deixar de pensar so no dinheiro e passar a pensar mais no paciente.ou seja pensar mais no ser humano.2-bem no meu conhecimento não sei o que tenho conhecimento mesmo e que tenho ouvido falar é so nos consultoris médicos principalmente nas redes publicas.3-procurar da bom exemplo não tirar isso como exemplo.4-concerteza.espero não ser assim espero ser mais humana.5-concientização.

    ResponderExcluir
  4. Ivanilda Bezerra Galdino20 de setembro de 2010 às 17:18

    1-concientizar os futuros medicos e castigar os veteranos, que estão trabalhando não pela a arte de salvar vidas, mas sim pelo o salario oferecido.
    2-São os orgãos publicos como,prefeituras, colegio,consultorios odontologicos, e hospitais geralmente publicos.
    3- E procurar sempre ser compreensivo e ter um bom relacionamento, principalmente exesser seu trabalho corretamente.
    4-Sim, se ele não tiver amor pela sua profissão.
    5-De pisicologia, trabalha o lado pessoal para que as pessoas conpreendam uns aos outros e se coloquem no lugar e trate o outro como você gostaria de ser tratado.

    ResponderExcluir
  5. karise felix (tec.seg.trab.)20 de setembro de 2010 às 17:21

    qualificando mais profissionais na area,exigindo que eles cumpram o que promete,em salvar vidas,fazer cursos de relaçao humanas,cursos de bom atendimento e etc.
    e,è preciso aumentar recursos na area da saude.

    ResponderExcluir
  6. selemias tecnico de segurança20 de setembro de 2010 às 17:22

    1-devemos tratar humanos com humanos pois nao e o que constatamos nas redes publicas ou ate mesmo nas redes privadas se tratam pacientes como um produto que da lucro;presiso que haja mais cocientizçao por parte das pessoas que esta atuando na area; o tecnico entra com uma vavula de escape pois num mundo tao competitivo onde as pessoas nao tem tempo pra nimguem ;esse profissional vem com a missao de divulgar sa boas relacoes humanitarias que devemos ter com as pessoas;com isso esse tecnico poder contibuir pra que se o ato desumano se acabe ;propondo novas medidas ;novas maneiras de de tratar o ser humanos criando informaçoes que otimizem o ambiente de trabalho;iserir no ambiente de trabalho noivas tecnicas de melhor apredizagem profissionais tais como;qualificar ainda mais os profissionais nessa area ampliar mais conhecimento desses porofissionais criar palesta ;envolver todo o grupo em um ambiente bem agrdavel onde todos tenham a sua participaçao.

    ResponderExcluir
  7. Daiany de Andrade Mesquita- Tec-Seg-Trabalho20 de setembro de 2010 às 17:24

    1-Uma Qualificaçao melhor dos estudades de medicina.
    2-Professores.
    3-O papel do Tecnico è nâo deixar acontecer certos tipos de acidentes no ambiente de trabalho e, sim procurar ajudar.
    4-não.
    5-Uma reciclagem.

    ResponderExcluir
  8. 1-Dar condições de trabalho e um salario digno para cada funçao.
    2-medicos e auxiliares.
    3-analizar melhor o problema de cada um.
    4-pode sim,o atendimento começa pelos os mesmos.
    5-incluir cursos de relaçao humana e teste de conhecimetos na area.

    ResponderExcluir
  9. 1-Ser mais humano e ético, pois o verdadeiro profissional, realiza seu trabalho não pelo valor material mais pelo valor de salvar vidas.

    2-Alguns orgãos públicos e privados,como: hospitais escolas ,etc.

    3-Mudar essa realidade e fazer a difernça.

    4-Sim, mais só aqueles que não querem se qualificar na sua profissão.

    5-Se qualificar mais ainda e atender as pessoas do jeito que deve ser atendido, ou seja, atender bem, para ser bem atendido.

    Francisca das chagas (radiologia 3)

    ResponderExcluir
  10. EM PRIMEIRO LUGAR QUALIFICANDO OS PROFISSIONAIS: DANDO CURSOS PREPARATÓRIOS DE TECNICOS; DE RELAÇOES HUMANAS DE DE ATENDIMENTO E ATE MESMO AQUELES QUE JA TEM ,DA CURSOS DE RECICLAGEM .CARGAS HORARIAS ABUSIVAS E POUCA REMUNERAÇAO A FALTA DE PROFISSIONALISMO E O STRESS DO DIA DIA FAZ C/ QUE ELES ESQUEÇAM QUE LIDAM C/ PESSOAS(vidas) E NAO C/ MÁQUINAS

    ResponderExcluir
  11. Como seres humanos deveram se concientisar pelas atetudes que deveriam tomar em relaçao com seus pacientes,trabalhar com mas amor ,humanidade,respeito,responsabilidade pois se trata de vidas humanas.

    ResponderExcluir
  12. Edcarlos pereira da silva20 de setembro de 2010 às 17:37

    muitos medicos hoje estao se preocupando mais com o lucro do que com a saude humanitaria ;e isso implica no mal fucionamento medicos que estao decaidos de atendimentos edequado . com isso ou hospitais ficam super lotado. o profissional como um tecnico deve criar situaçoes que melhorem o atedimento pra que as pessoas se sintam mais familiarizada com quem esta atuando nessa area

    ResponderExcluir
  13. OUTRAS PROFISSOES DESGASTADAS TENHO COMO EXEMPLO A DO PROFESSOR ; É UMA PROFISSAO MUITO DESGASTANTE TANTO FISICA COMO PSICOLOGICAMENTE HJ AS CONDIÇOES DE TRABALHO SAO PESSIMA A ALEM DO MAIS OS ALUNOS NAO RESPEITAMA REMUNERAÇAO NAO CONDIZ C/ O EXCESSO DE TRABALHO E HA FALTA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS P/ EXECER A FUNÇAO,MUITOS TRABALHAM VISANDO SO O DINHEIRO .

    ResponderExcluir
  14. 1º Devemos qualificar mais os proficionais e acima de tudo mostrar a realidade no mundo de hoje. 2º São alguns proficionais de mau carater que usa a profisão médico como uma arma de uso pessoal etc... muitos médicos, de bom nome, mais de mau indole, existe muitos proficionais que mostra uma face e na realidade e outra totalmente diferente. 3º Deve-se orientar os mais novos proficionais e mostrar que neste mundo não existe so o lado podre da historia. 4º Se o proficional for uma pessoa que não teve boa educação e de má indole ele jamais sera um otimo proficional. 5º De inicio deve ser mudado os métodos de qualificações de proficionais , clinicas e hospitais mais habituadas pra receber todos os tipos de ser humano tanto o rico quanto o pobre acima de tudo respeito com o ser humano mais humilde que o que mais sofre.

    ResponderExcluir
  15. Jackson roberio morreira (Radiologia)20 de setembro de 2010 às 17:47

    Todos proficionais quando se formam fazem un juramento en salva vida, porem A realidade È outra. Quando A pessoa È Bem financeiramente, Paga e È Bem atendido, Quando nâo è Bem financeiramente, ela vai pra hospitais publico e È mau atendido. Os proficionais da saude poderia ser mais humano. as autoridade pulitica deveriam renumera melhor os proficionais da saude.

    ResponderExcluir
  16. Maria da Conceição Cunha Radiologia20 de setembro de 2010 às 18:09

    1 Os profissionais tem que se concientizar das necessidades dos pacientes seja público ou privado.
    2 Osprofissionais que fazem o acolhimento em sua determinada área
    3 Os técnicos deveriam se colocarem no lugar dos que buscam um atendimento.
    4 sim quando a profissão é exercida sem amor.
    5 cursos de relações humana,atendimento oa paciente e conhecimentos na área.

    ResponderExcluir
  17. 1ºMais um pouco humiudade no atendimento com proximo ter etica e cidadania.
    2ºsão os orgão publico como,prefeitur,escolas,
    hospitais, e etc.
    3ºos tecnico deveriam se colocar no lugar dos medicos e fazer diferente atender melhor os paciente.
    4ºlogico que não?
    5ºSe qualificar mais ainda no atendimento fazer cursos de relação humana.

    ResponderExcluir
  18. Gustavo Leandro (radiologia ) turma 320 de setembro de 2010 às 18:59

    Na minha opinião,os profissionais deveriam desde sedo na faculdade,ter um acompanhamento especifico nisso,pois eles trabalham com vida humana e por isso deveriam ter mais respeito com o ser humano. É vergonhoso nosso sistema de saúde onde quem precisa do sistema unico de saúde o "SUS" tem um exame marcado com 2,3 meses depois isso na realidade é um desrespeito ao ser humano que paga seus impostos para ter esse serviço.

    ResponderExcluir
  19. Raimunda Cristina - Radiologia20 de setembro de 2010 às 19:01

    Boa Noite

    1. Conscientização dos médicos, que antes de tudo foram formados para salvar vidas , e também de todos os profssionais da área de saúde.

    2. Há muitos outros setores onde esta relação está desgastada: comércio, serviços públicos, saúde pública e privada.

    3. Contribuir com um bom atendimento, pois os pacientes primeiramente são atendidos pelos técnicos.

    4. Pode, oferendo mau atendimento aos pacientes.

    5. Um bom treinamento dos profissionais, principalmente em relações humanas.

    ResponderExcluir
  20. Rosimeiry Pereira Oliveira20 de setembro de 2010 às 19:05

    1_É NECESSÁRIO QUE TODO PROFISSIONAL DESCUBRA REALMENTE SUAS HABILIDADES E SUAS COMPETÊNCIAS E AS COLOQUE EM PRÁTICAS, VISANDO SEMPREA QUALIDADE NO ATENDIMENTO COM RELAÇÃO AOS OUTROS.
    2-COMÉRCIO TELE MARKETING, ODONTOLOGIA, E PRINCIPALMENTE REPARTIÇÕES PUBLÍCA
    3-AGIR DE FORMA ÉTICA SIGNIFICA FAZER APENAS O BEM AOS OUTROS. FAZER O BEM, PORÉM, SIGNIFICA QUE AS INTENÇÕES, AS AÇÕES E SUA CONSEQUÊNCIA POSSUEM O MESMO PROPRÓSITO, OU SEJA, O BEM.
    4-NÃO. DEVEMOS SER CONCIENTE DO QUE ESTAMOS REALIZANDO EM PROL DA SOCIEDADE. POR QUE TEMOS O CONHECIMENTO. POIS SEMPRE SEROMA QUESTIONADOS PELOS NOSOS ATOS E ATITUDES

    5ª EDUCAÇÃO DEVE VISAR A FORMAÇÃO DOS PROFICSSIONAIS
    CAPAZ DE IR ALÉM APENAS DA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PESSOA COMPROMETIDA COM UM AGIR E UMPENSAR HUMANÍTICO. PRONTO PARA NÃO SÓ COMPROMETER-SE, MAS TAMBÉM PARA SER EM SI MESMO UM COMPROMISSO. EM SUMA, UM INDIVÍDUO EFETIVAMENTE RESPONSÁVEL PARA COM OS SEMELHANTES.

    ResponderExcluir
  21. FRANCISCO CEZAR DE SOUZA (TURMA 3 SEGURANÇA DE TRABALHO021 de setembro de 2010 às 03:37

    HOJE,OS PROPRIOS MEDICOS PRECISAM SER CONCIENTES DO SEU JURAMENTO QUE E DE SALVAR VIDAS E NAO VENDER VIDAS COMO ACONTECE EM MUITOS CASOS,O PACIENTE POR SUA VEZ QUANDO PROCURA UM MEDICO E PORQUE PRECISA E TEM CONFIANÇA NELE, POR ISSO E PRECISO QUE OS MEDICOS OS VALORIZE NAO POR PAGAR UMA CONSULTA COM PREÇO ALTO MAS PELA CREDIBILADADE QUE O PACIENTE TEM PELO MESMO,SABEMOS QUE EXISTEM BOMS PROFICIONAIS NA SAUDE MAS IMFELISMENTE NAO FAZEM VALER SEUS CONHECIMENTOS,SEM SOMBRA DE DUVIDAS EXISTEM A DESCRIMINAÇAO DE ACORDO COM A CLASSE EM QUE VIVEM,E PRECISO FAZER TREINAMENTOS PARA QUE ESTEJAM ATULIZADOS NA MODERNIDADE SIM,MAS PRA ISSO ELES PRECISAM COLOCAR EM PRATICA E NAO FICAR SO PARA OS PREVILEGIADOS.E PRECISO ACIMA DE TUDO A VALORIZAÇAO SEM DESCRIMINAÇAO.

    ResponderExcluir
  22. JOSÉ KLEBER LIMA VIANA RADIOLOGIA 321 de setembro de 2010 às 05:25

    Para entervir nesse quadro, poderiam ser realizadas palestras com profissionais especializados para que fosse feita uma conscientização com o corpo médico. Mas o corpo tecnico acaba contribuindo com essa mau relação entre médico e paciente, por ser tratado como nivel medio e não ter o seu trabalho reconhecido e nem bem remunerado, para que haja humanização, não todos mas alguns médicos tinham que deser do pedestal que eles humanos e tambem pode erra, eles não são Deuses.

    ResponderExcluir
  23. fernanda adriele s.a lopes(radiologiaIII)21 de setembro de 2010 às 05:33

    1-oferecer mas cursos nessa area(saude)e aumentar a quantidade de profissionais
    2-os tecnicos
    3-ter compreenção e trabalhar corretamente
    4-sim,quando vai trabalhar sem vontade,vai so para marcar a presença
    5-cursos de relação humana e conhecimentos especificos na area

    ResponderExcluir
  24. Valdetrudes Paz Júnior (Radiologia 3)21 de setembro de 2010 às 05:40

    Todos os profissionais independente de qual área, mais precisamente na Saúde, devem ter capacitações a na área psico-social direcionada ao tratamento humano, propiciando qualidade em atender, tanto dos atendentes ate os médicos, tendo em vista que vidas geralmente fragilizadas que estão em suas mãos, onde muitas das quais a própria vida esta em risco de morte, é publico e notável que prima-se hoje só pelas questões financeiras e pela quantidade.

    (Já se chega ao cúmulo de alguns profissionais se quer olhar para o paciente durante uma consulta, onde não dá tempo da paciente sentar na cadeira do consultório, pois consulta levou 22 segundos /forte reportagem do Fantástico/ agosto 2010).

    É imprescindível a adoção de um ensino nas Universidades, curso Técnico, etc, Voltado para o ser humano e só não para a mercadoria que provem o seu salário, deve-se ser algo continuado, sempre havendo reciclagens alem de que a adoção de punições vinculada ao desrespeito ao cidadão que é **desprezado** em corredores e filas muitas vezes agonizando por dor.

    Em síntese, não é geralmente culpa só do profissional independente de ser Técnico, enfermeiro, Medico, etc, ou em outras ares de serviços, é notável que também a instituição que o capacitou “em tese” para o exercício da profissão tem grande parcela nesta relação.
    Praticam
    “O que fazer já se sabe à tempos, querer fazer e por em pratica é outra coisa”

    **Humanização no atendimento**
    É Algo Que Todos Precisam Ter.
    Alguns Dizem Que Praticam.
    Poucos Levam realmente A Sério.
    Ninguém hoje Cumpre À Risca...

    ResponderExcluir
  25. Patricia Ramonna - Radiologia III21 de setembro de 2010 às 06:29

    1- Qualificar os profisionais,ser mais humano e ético.
    2- Os orgãos publicos e privado.
    3- Agir de forma humana e com ética
    4- Sim,se o profissional não tem amor pelo que faz
    5- Se qualificar fazer curso de relação humana e conhecimentos especificos na área.

    ResponderExcluir
  26. Denis Elias- ( T.S.T - 3)21 de setembro de 2010 às 06:38

    1º Fazer cursos de especializações para médicos e técnicos para que seus conhecimentos não fique ultrapassados.

    2º Está havendo um grande desgaste nas profissões de Professor,Comerciante,Marketing e outros.

    3º A principal função do técnicos é auxiliar os médicos.

    4º Tem uma parte que faz um atendimento péssimo ao paciente, Não fazem especializações e ficam com o conhecimento ultrapassado.

    5º Ter um conhecimento a mais na área de Relações Humanas, Aprender através de palestras como se adaptar a linguagem do paciente.

    ResponderExcluir
  27. Rudy Alisson - T.S.T - 321 de setembro de 2010 às 07:06

    1- Ser ético com a profissão, procurando sempre conhecer mais e dando maior prioridade a vida do paciente.

    2- Professores e todos os funcionários públicos.

    3- Estar para receber o paciente no hospital e sempre ajudando o médico.

    4- Sim, Técnicos sem qualificação nenhuma e nunca procuram se especializar.

    5- Ter uma conhecimento em piscologia para que possam entender o paciente e aprender a ter uma boa relação entre médico e paciente.

    ResponderExcluir
  28. José Carlos dos Santos Filho (RADIOLOGIA III)21 de setembro de 2010 às 08:20

    É de estrema necessidade educar desde já, os aspirantes a médicos e em muitas outras profissões que envolvem um relacionamento humano, dentre elas estão também alguns profissionais nas áreas de radiologia que, por exemplo, muitas vezes nem se quer olha na cara do paciente para fazer ali seu trabalho, a também advogados que nem se importam com qual tipo de pessoa estão tentando salvar da prisão, sendo que muitas vezes aquele acusado é um estrupador ou assassino. O papel dos técnicos hoje é aprender a ser mais humano, com ética e moral definidas para mudar o quadro tão preocupante, que é a desumanização em hospitais e clinicas, dessa forma contribuindo no ambiente em que trabalha de forma a fazer com que aqueles que antes pensavam de forma grosseira mudem. Mais para isso, é preciso que colégios técnicos e faculdades, mudem sua forma de ensinar, para uma forma mais humana fazendo com que os futuros profissionais, saiam de lá REALMENTE UM PROFICIONAL. É PRECISO SABER FAZER E O SABER SER!

    ResponderExcluir
  29. Jussara Delfino - Radiologia III21 de setembro de 2010 às 09:38

    1° Tem que ser mais apaixonado pela sua profissão, a maioria dos profissionais pensa so no dinheiro, e isso impede eles de ser um grande profissional.Eles tem que ter a conscientização que eles estao ali pra salvar vida e não pra brincadeiras.

    2° Em varios lugares, na saúde publica, no comercio, nas clinicas privadas..

    3° Fazendo Toda Diferença, Trabalhando Corretamente.

    4° Sim, se ele vai ao seu local de trabalho sem vontade, ele estar piorando cada vez a situação.

    5° Curso de relações Humanas, ter mais conhecimento na sua area profissional..

    ResponderExcluir
  30. José Igor - Radiologia 3.21 de setembro de 2010 às 09:39

    1-Mudar a ética e a qualidade desses prifissionais nessa área.
    2-Os órgãos publicos.
    3-Agir de forma que contribui no atendimento dos clintes.
    4-Pode sim quando ele não tem a menor vontade de se qualificar e nem procuram se indentificar melhor com a profissão.
    5-Existindo reciclagens alguns setores e se qualificando em recursos humanos.

    ResponderExcluir
  31. É necessário que exista qualidade de trabalho desde a remuneração até o ambiente de trabalho, para que os profissionais da saúde possam exercer as suas tarefas da melhor maneira possível. Eu acredito que o técnico da área da saúde possa sim melhorar o atendimento na saúde, pois haverá maior distribuição de funcões.

    ResponderExcluir
  32. Tiago Maia Pires - Radiologia - Turma III21 de setembro de 2010 às 11:42

    1-É fundamental que haja um equilíbrio entre o uso de equipamentos sofisticados e de ultima geração e o relacionamento entre as pessoas, tendo em vista a necessidade afetiva do ser humano.

    2- Ao se falar em desumanização devemos lembrar que isso é um reflexo do que acontece também em nossa sociedade e nas relações superficiais das pessoas. Há vários setores com esse problema não só órgãos públicos como também os privados principalmente escolas, prefeituras, hospitais, bancos e o comércio em geral.

    3- O técnico deve oferecer um suporte emocional ao paciente, dando atenção, dialogando prestando um atendimento que respeite os seus direitos, sem submetê-los a esperas intermináveis. Deve tratar não só o seu problema físico, mas também o componente afetivo emocional do paciente, valorizando o respeito afetivo ao outro e prestigiando a melhoria na vida de relação entre pessoas em geral.

    4- É possível que sim, tendo em vista que estes profissionais são treinados para uma pratica profissional imediata aplicando conhecimentos técnicos e utilizando instrumentos e aparelhos as quais manipulam com bastante eficiência e fornecem o diagnostico mais seguro, porém os distanciam das pessoas e tornam as relações frias e superficiais, e como conseqüência disso contribuem para desumanização.

    5- Devem-se fornecer recursos humanísticos para o processo de formação dos profissionais da área da saúde, isso vai favorecer a uma formação mais humana e ética dos mesmos. Porém essa humanização deve ser trabalhada visando o bem-estar dos pacientes, dos profissionais, das instituições de saúde e da comunidade em geral.

    ResponderExcluir
  33. jose sinezio junior radiologia 321 de setembro de 2010 às 12:30

    1.melhora infra-estrutura dos hospitais e investir na qualificação dos seus profisionais. 2.na saúde publica a politica por emprega pessoas despreparadas no setor. 3.os técnicos tem o papel de auxiliar o médico e ajudalos e passa confiança para os pacientes. 4.pode se o técnico for mal qualificado ou não ter interesi na profisão que ésta desempenhando. 5.cursos de psicologia,relações humanas e de ano em ano reciclagem.

    ResponderExcluir
  34. Hudson Deny Gomes (Radiologia)21 de setembro de 2010 às 12:47

    1- Trabalhar com amor e não so pelo dinheiro, procurando inovar todos os dias.
    2- Técnicos, enfermeiros, bancários.
    3- Realizar seu papel como profissional ajudando seu superior e, atendendo a todos sem distinção alguma.
    4- Sim, se ele não for um bom profissional.
    5- Fazer curso de Relações Humanas é uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  35. Abilio Renan Fernandes21 de setembro de 2010 às 13:16

    1- É necessario que haja entre esses profissionais o senso de humanização, a etica e o amor para com seus pacientes, que tenha uma capacitação para esses profissionais para que essa situação mude.
    2- Ha um grande desgaste em todos os setores em que o profissional não haja de forma cordeal com seus clientes, principalmente em orgãos puplicos no qual existe uma mau remuneração.
    3- O tecnico tem que oferecer ao seu cliente um bom atentimento; tem que ser etico acima de tudo, tratando a todos com cordialidade sem que seja visto estatus social.
    4- Sim, pois quando um profissional faz algo só por fazer sem que haja interese nenhum,sem etica,quando não procura se especializar e se humanizar ele acaba que contribuindo com esse desgaste que afeta todas as profissões.
    5- Fazendo reciclagem desses profissionais, tendo o acompanhamento com psicologos, orientadores, se especializando e fazendo cursos na area de humanas seria uma boa maneira de haver uma diminuição do desgaste.

    Abílio Renan Fernandes - Radiologia

    ResponderExcluir
  36. Rafael gomes "Radiologia III"21 de setembro de 2010 às 14:50

    1- Ter mas interesse entre os que fazem o mesmo.
    2- Os socorrista, enfermeiros, e outros.
    3- E faze alguns procedimentos e ECT.
    4- sim
    5- A ética, relações humana e entre outras

    ResponderExcluir
  37. Respostas: 1- É necessário criar um orgão onde se possa apurar os fatos ocorridos nos atendimentos médicos. Um sistema que obrigasse os médicos a atender de forma satisfatóra os seus pacientes.

    ResponderExcluir
  38. Resposta 2- Na area odontológica também existe a carência de um bom atendimento.

    ResponderExcluir
  39. Resposta 3- Eu acredito que o técnico facilita a relação médico e paciente.

    ResponderExcluir
  40. Resposta 4- O técnico pode sim, contribuir com a desumanização para com o paciente, basta que ele se comporte da mesma maneira desumana do médico.

    ResponderExcluir
  41. Resposta 5- Ética e bom sonso, são dois grandes conteúdos para se tornar um profissional mais humano!

    ResponderExcluir
  42. Laura Brasil ( radiologia turma 3)21 de setembro de 2010 às 16:15

    1* existe ainda muitos proficionais e tecnicos maus qualificados,tem a conciência que estão ali para salva vidas e não só pelo dinheiro como se fossem negórcio.
    2*ja se encontra a dificuldade com os orgãos publicos e os tecnicos se quixam muito por isso eles mesmo dificultam seu proprio trabalho.
    3*tem que mudar apesar é seres humanos.
    4*sim quando voçe faz seu trabalho com amor e prazer de ajudar ao proximo até os peqenos problemas se tornam faceis.
    5*ter respeito pelo que faz e saber atender com humanização.

    ResponderExcluir
  43. Osmdio Neto Radiologia 321 de setembro de 2010 às 16:44

    1- Em primeiro para se escolher uma profissão é preciso ter amor e vocação. Partindo daí está solucionado o problema, pois muitos hoje estão entrando na medicina pelo dinheiro e não pelo amor de ajudar uma pessoa ou ter o compromisso de salvar vidas, é por isso esse descaso com os pacientes.
    2- Quase todos os orgãos hoje estão com essa relação desgastada, tais como, os hospitais, as próprias clínicas particulares, escolas, professores, prefeitura, bancos e muitos outros.
    3- Ser consciente que seu papel é muito importante, pois em muitos locais de trabalho o primeiro atendimento é do técnico, com isso, em qualquer setor que esteja atuando, seja de forma ética e correta. Pois estamos tratando de seres humanos.
    4- Porque muitos não tem amor pela profissão ou é pouco remunerado, descontanto esses traumas nas pessoas.
    5- Se aprimorar na área humana, buscando sempre a solidariedade e o respeito para com o próximo.

    ResponderExcluir
  44. karise felix(tec.seg.trab.)21 de setembro de 2010 às 16:46

    1-aumentando os cursos para os profissionais na area,concientizando todos sobre a respeito de salvar vidas.
    2-nas areas de recpcionista e as primeiras pessoas que fazem os primeiros atendimentos.
    3-o papel dos profissionais e ter mais paciencia para com os que chegam.
    4-se todos fizessem com amor e dedicaçao,tudo seria diferente.
    5-um curso de relaçao humana,e um bom etendimento...

    ResponderExcluir
  45. Como seres humanos deveram se concientisar pelas atetudes que deveriam tomar em relaçao com seus pacientes,trabalhar com mas amor

    ResponderExcluir
  46. Na minha opinião a falta de interesse dos medicos e mais a quantidade de trabalho para poucos medicos o que desencadeia desanimo,desenteresse,mau humor,e principalmente o desamor juntamente com a negligencia causando o estrago grande na sociedade e nos cidadões pois o que era preciso muda isso era ter mais profissionais para todos os hospitais fazendo com que esse aumento de medicos esvasiase as super lotações nos pronto socorro e pronto atendimento e fator principais é o investimento maior dos governos para a area da sude no nosso país

    ResponderExcluir
  47. Antonio Mauricio de abreu.(radiologia)21 de setembro de 2010 às 17:00

    Atualmente os medicos e a maioria dos proficionais de saude, não se concientizam que os passientes presizam ser bem tratados e respeitados, tratando os passientes com o maior descazo. Não se preocupam com as dores dos passientes, se vão morrer ou não, querem simplismente so terminar a consulta.
    Para melhorar os atendimentos nos hospitais, diveriam ser compridas com mais rigor os descasos na saude tanto na rede publica como na particular.

    ResponderExcluir
  48. SE TIVERMOS UMA EQUIPE QUALIFICADA E COMPETENTE IREMOS TERMOS MAIS QUALIDADE NO ATENDIMENTO.POIS O PACIENTE NUNCA CHEGA EM UM HOSPITAL SORRINDO SEMPRE CHEGARÁ COM PROBLEMAS PRA SER RESOLVIDOS.

    ResponderExcluir
  49. Francisco Raildo pereira de oliveira (radiologia)21 de setembro de 2010 às 17:10

    Todos profissionais precisa ter a comciencia da sua profissão atender bem os paciente e cuidar bem do paciente. se todos medicos todos tecnicos tem que ter o conhecimento do trabalho.

    ResponderExcluir
  50. Joyce Mirelle Radiologia21 de setembro de 2010 às 17:20

    1- Sempre estar buscando novos meios de conhecimento e se conscientizar que eles estão lhe dando com vidas humanas porque hoje em dia os medicos só estão pensando em dinheiro.
    2- Saber selecionar as pessoas que vão trabalhar com os próprios, buscando sempre se informar como anda o atendimento dos próprios funcionarias com seus pacientes.
    3- Ter um pouco mas de atenção com os pacientes, conversar mas e buscar saber o máximo de informações possíveis para que não venha a fazer algum procedimento errado com aquela vida.
    4- Ter amor, dedicação, prazer por aquilo que faz.
    5- E assim que estiverem com seus diplomas em mãos não ir logo exercendo a profissão não e sim primeiro fazer um curso de humanização para poder saber melhor como lhe dar com outras vidas.

    ResponderExcluir
  51. Katiana Vieira - Radiologia21 de setembro de 2010 às 18:22

    1- Qualificando os profissionais da área, exigindo que cumpram com o juramento'salvar vidas".
    2- Nas redes publicas.
    3- Procurar compreender os que necessitam, mantendo um bom relacionamentos com os pacientes exercendo seu trabalho corretamente.
    4- Sim, quando se pratica o que gosta.
    5- Aprimorando o conhecimento em relações humanas.

    ResponderExcluir
  52. estar buscando novos meios de conhecimento e se conscientizar que eles estão lhe dando com vidas.

    ResponderExcluir
  53. Manoella Freitas - T. S. T.21 de setembro de 2010 às 18:59

    1- Qualificação dos profissionais e a atualização constante dos conhecimentos.
    2- os atendentes dos médicos, professores e muitos funcionários públicos.
    3- O papel dos técnicos é auxiliar o profssional no desempenho das suas funções. Ajudar no atendimento.
    4-Sim, dependendo do profissional.
    5- Capacitação em relações humanas, bom atendimento e psicologia.

    ResponderExcluir
  54. YALLA VIVIANNE - ( RADIOLOGIA - TURMA - 03 ).21 de setembro de 2010 às 20:04

    1) – Essa realidade só poderá ser mudada quando houver uma melhor humanização no tratamento médico, pois este é um dos principais problemas a ser enfrentado pela Medicina contemporânea. É necessário também, que haja mecanismos para a qualificação dos profissionais.
    2) - Determinados profissionais, não somente médicos e enfermeiros, mas os que fazem o atendimento prévio, tanto nas unidades básicas de saúde como nos hospitais. Como por exemplo: os técnicos, auxiliares de enfermagem e demais profissionais colaboram direta ou indiretamente com a má qualidade no atendimento.
    3) – O papel do técnico nessa relação, é Colaborar com uma recepção adequada, ATUAR DE maneira ÉTICA e ter compreensão com os que buscam o atendimento médico. Estes, devem tentar mudar o quadro tão inquietante que é a desumanização em hospitais e clínicas, dessa forma cooperando no ambiente em que trabalham.
    4) – É provável que sim, pois estes profissionais são habilitados para uma prática profissional imediata, necessitando aplicar conhecimentos técnicos e utilizar instrumentos os quais manuseiam com eficiência para ajudar a ministrar um diagnóstico mais garantido, porém, distanciam-se dos pacientes tornando as afinidades entre estes, frias e aparentes; como conseqüência disso, contribuem para desumanização.
    5) - Os conteúdos formativos que podem intervir na formação de novos profissionais concernentes a uma humanização nesta relação de trabalho em comento, seria a formação desses profissionais podendo ser inclusos conteúdos referentes às relações humanas, às relações interpessoais e outros relacionados à psicologia permitindo uma atitude mais humana diante da heterogeneidade de situações comportamentais dos pacientes.

    ResponderExcluir
  55. 1º Qualificar os profissionais com mais ênfase a humanização e ética hospitalar
    2º Não só na area da saúde mas em geral a maioria dos atendimentos ao cliente vem cada vez mais diminuindo a sua qualidade isso influi diretamente na alta carga horaria de trabalho usada no brasil.
    3º O papel do técnico é ser o diferencial e assumir pra si a responsabilidade e ser mais humanizado em relação ao paciente.
    4º Sim pois o setor do ramo técnico esta em alta e assim tendo que haja carga horarias excedidas e com isso mau atendimento por parte dos técnicos
    5º um curso avançado de relações humanas que assim os profissionais façam um melhor atendimento.

    ResponderExcluir
  56. marcos aurelio radiologia322 de setembro de 2010 às 01:53

    Primeiramente aumentar a oferta de cursos na área de saúde afim de que propicie o aumento no número de profissionais, priorizando a qualidade no atendeimento no decorrer da formação de tais profissionais.

    Alguns profissionais que fazem o pré-atendimetno como técnicos ou axiliares de enfermagem, atendentes e demais profissionais contribuem para isso, agregando-se às deficientes condições de trabalho e remuneração. Os técnicos são fundamentais porque são eles q tê o primeiro contato com os pacientes. Dessa forma o técnico pode contribuir para isso quando aplica as relações humanas e prioriza a qualidade no trato dessas pessoas.

    Na formação desses profissionais poderia ser incluídos conteúdos referentes ás relações humanas, ás relações interpessoais e outros relacionados à psicologia para possibilitar ao profissional uma atitude mais humana diante da diversidade de situações comportamentais dos pacientes.

    ResponderExcluir
  57. 1° Infelizmente essa é uma realidade que enfrentamos.A maioria dos médicos ganham com a cara,como dizem.Além de atenderem mal,muitas vezes nos tratam mal tambem...O que deve ser feito é tratar os funcionários com mais enfâse e qualificação profissional,havendo palestras,cursos sobre qualidade no atendimento..
    2° Esse tipo de atendimento não acontece só em hospitais não,em clinicas tambem acontece muito,em escolas,orgãos públicos...
    3° Nesse caso o técnico teria que compreender o paciente(de uma certa forma),ouvi-los com atenção e fazer com que eles entendam que é preciso,necessario mudar a forma como eles estão trabalhando.Fazer com que eles trabalhem em equipe.
    4° Pode sim,técnicos que não procuram ser especializar,aprofundar mais seus conhecimentos.Para se exercer qualquer função é preciso gostar do que faz,ter amor pela sua profissão..
    5°Trata-los com igualdade,elaborar cursos e palestras sobre relações humanas,atendimento ao cliente,fazer com que eles aprendam a maneira correta de como se tratar um ser humano.

    ResponderExcluir
  58. Sara Mônica de Sousa Nunes. -T.S.T.22 de setembro de 2010 às 08:49

    Todos profissionais precisa ter a comciencia da sua profissão atender bem os paciente e cuidar bem do paciente. se todos medicos todos tecnicos tem que ter o conhecimento do trabalho.

    ResponderExcluir
  59. Luisa de Marillac Radiologia 322 de setembro de 2010 às 12:16

    1° Muitos medicos se formam por posições socias, muitos nõa se consideram pessoas comum. apenas ter nome de doutor. formou-se por forma-se sem ter real conhecimento do juramento que feze. 2° infelismente esse é o retrato da nsso Brasil estamos precário em tudo e considero isso uma falta de respeito para com população que pagam emposto carissimo saúde é prioridade. 3°O tecnico tem a responsabilidade de pelo omenos ter conhecimento e ser receptivo para com o povo nesses casos muitas vezes os clientes sai satisfeitos.4° O tecnico tem o direito e dever de estar atualizado no seu trabalho sempre buscando mais conhecimento na area em que atua. 5º Esse tecnico tem que primeiro conhecer de direitos humanos, como o ditado o que não quero de ruin pra mim, não quero para os outros.Se alguem chega buscando é por que precisa de ajuda,e estamos lá para ajuda-los, muitas vezes eu comento com meu chef que somos um pouco de tudo,pai,mãe,irmã,amiga e as vezes até psicologa.

    ResponderExcluir
  60. Walderis Florêncio de Oliveira22 de setembro de 2010 às 14:08

    1 Acho que seria interessante que nao so tivesse congresso e curso de aperfeiçoamento, seria bom que tivesse cursos e congresso de atendimento humanizado.
    2 Tem muitas areas que esta tendo essa queda no atendimento, como órgãos publico, clinicas, e etc.
    3 Ser mais humanizado.
    4 Pode sim, como qualquer area, quando não trabalha no que gosta, com carga horária muito longa, não vai a ver um bom atendimento.
    5 Cursos e palestra sobre relações humanas.

    Walderis Florêncio de Oliveira - Radiologia

    ResponderExcluir
  61. É notavel que existi por parte de alguns profissionais, na area de saúde trabalho sem quelificação necessitanto assim mudanças ou seja, que os futuros medicos se consientizem e veja que o estudo da psicologia é fundamental para entender melhor não só o paciente, mas principalmente para desenvolver o seu trabalho com qualificação e satisfação.Pois sabemos que o atendimento e a assistencia ao paciente é o momento muito especial já que na moioria das vezes encontra-se debilitados.Quanto ao trabalho dos tecnicos, é importante ajudarmos a entender e compreender o proximo, exercendo assim um trabalho diferenciado.

    ResponderExcluir
  62. 1 devemos qualificar os proficionais de saúde e valorizar o seu trabalho.
    2 professores e médicos.
    3 melhorar o atendimento com os pacientes.
    4 não.
    5 deve fazer outros curso basiados na área.
    MACELENE RADIOLOGIA.

    ResponderExcluir
  63. Fcª Isabel V. Mendonça22 de setembro de 2010 às 18:25

    1º- Precisa mudar o pensamento dos médicos,o modo de agir e também a carga horária deles,isso que faz na maioria das vezes essas coisas acontecerem. Se a sala de espera está lotada,isso não significa que o atendimento precisa ser rápido,sem nem olhar para o paciente direito.
    2º- Em todas as áreas existem pessoas com essa relação,na saúde,no comércio,etc.
    3º- Procurar agir de outra maneira,atendendo melhor as pessoas,saber fazer diferente.
    4º- Pode sim. Pode ser mais humano,ajudar as pessoas,ter calma e paciencia para conseguir um melhor atendimento.
    5 º- Procurar debater esse tema não só no ambiente de trabalho,mas já na faculdade e nos cursos tecnicos,para que o futuro profissional não venha cometer os mesmos erros.

    Radiologia 3

    ResponderExcluir
  64. deyllyanne Priscillya _(Radiologia)26 de setembro de 2010 às 18:57

    A qualificaçao do proficional e a escolha da area de atuaçao e muito importante pra o bom desenvolvimento de sua profiçao assim todos tende a ganhar essi que e importante a vantadade de trabalahr e a qualificaçao.

    ResponderExcluir
  65. 1=qualifica mais o profissional,assim valorizando seu tarbalho.
    2=não so na area de saude mais em geral,no comercio.e outros.
    3=atendendo melhor as pessoas,ouvilos com atenção,e assume a responsabilade.
    4=sim dependendo do profissional,tendo prazer de fazer oq gosta.
    5=elaborar cursos e palestas,para que o profissional fassa um bom serviço.

    ResponderExcluir
  66. Os profissionais devem passar por reciclagem diariamente,pois os casos hospitalarem estam cada vez mais complexo.O medico devi apreder a lidar com todo tipo de paciente...atender bem usar da sua inteligencia medica para convercer o paciente a fazer o tratamento certo.Ser humano com os doentes,pois eles não estão ali por opção e sim por necessidade.Sempre procurar concientização tanto dos medicos quanto dos pacientes,para obter sucessos no trabalho.

    Gersyka Fernandes (Radiologia)

    ResponderExcluir