quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bem-vindos alunos do CTC - turma 3

O desafio em abordar uma disciplina tão nova como esta, parece uma boa ideia. Afinal, gosto de desafios. O ensino à distância tem se mostrado nesses últimos anos, como a melhor saida para conciliar o saber e o fazer. O que antes parecia impossível, administrar o estudo com o trabalho, a tecnologia está dando a sua contribuição - O Ead (Ensino à distância). Assim, a flexibilização do estudo é plenamente adaptada ao tempo do estudante. Este foi o principal motivo que me fez aceitar o desafio, que para mim é duplo: aprender e ensinar num ambiente virtual.
Ainda não detemos as tecnologias de ponta para ministrarmos esse novo ensino, mas temos um diferencial: a vontade de fazer diferente e atingir os objetivos propostos e possíveis. 
Durante 20 horas aulas, vamos nos determos nesta experiência de ensinar e aprender usando um novo meio: o ambiente virtual.
É sempre bom aprender com o novo. Então, mãos à obra!
Espero crescermos juntos: entrarmos e sairmos da "caverna" sabendo contemplar novos conhecimentos!

Sugiro que para esse primeiro contato, os alunos assistam a um VÍDEO que estou sugerindo e poste seu comentário sobre o que assistiu. Essa é sua tarefa desta primeira aula sobre EaD.

TAREFA: Após assistir ao vídeo, faça seu comentário levando em conta três aspectos: qual o significado da  caverna, da luz do sol e sua relação com o curso e os conteúdos os quais você vem tendo conhecimento.


ATENÇÃO: Esta tarefa será fechada para postar comentários sábado, 18/09, às 20 horas. Qualquer dúvida entrar em contato com o professor Rani: 8856-0732.


Prof. Rani Lopes

63 comentários:

  1. A carverna escura e o mundo no qual vivemos antes de obter conhecimento, e o sol representa adireção que temos que seguir para chegar este conhecimento as disiplina são as barreira que temos que passar.


    Rafael Gomes da Silva (Radiologia)

    ResponderExcluir
  2. Francisco de Assis Araújo Silva14 de setembro de 2010 às 04:33

    A caverna, com sua escuridão, representa a ignorância, a falta de conhecimento, a unidirecionalidade do pensamento q nos faz ver o mundo de uma única forma. A luz do sol é o novo, a informação, o conhecimento, enfim, o q nos leva a sair da escuridão e ver o mundo com novos olhos, ampliando o horizonte de nosso conhecimento. É assim nosso curso. Estamos buscando a luz (conhecimento) e aprendendo a lidar com esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No mundo da alienação o sistema age de forma que não questionemos, não alcemos novos conhecimentos e o vídeo exemplifica este predomínio, onde podemos observar papeis distintos, como os fantoches na luz do conhecimento (manipulados, pela mídia, política, etc), nós observadores (população) acorrentados, nós (estudantes, desbravadores) que quebramos as amarras em busca de conhecimento.

    Valdetrudes Paz Junior (Radiologia 03)

    ResponderExcluir
  5. A caverna significa prisão, isolamento,falta de conhecimento, a luz do sol se torna experança,algo novo para conhecer(aprender) fazendo que tenhamos capacidade de ultrapassar obstaculos,nosso curso é assim estamos buscando novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. O texto transmitiu uma mensagem que nós não devemos aceitar as coisas sempre como elas são que devemos vencer nossos obstáculos, romper e buscar novos horizontes novas conquistas novas informações, conhecimentos sair do comodismo.

    josé kleber lima viana (Radiologia 03)

    ResponderExcluir
  7. a caverna é nossa vida,a luz é uma esperança que nem sempre enchergamos quando se engajamos em algo novo, fechamos os olhos para o mundo e não somos capazes de descobrir e encarar coisas diferentes, mas depois de deparar com a realidade acordamos um pouco tarde.

    Ariluzio Arcanjo Alves Vieira

    ResponderExcluir
  8. A CARVERNA ESCURA,é muito parecido com o mundo que vivemos,antes de se ter algun objetivo na vida.O solnós mistra uma liuz em que devemos nos horientar e seguir atrás dos nossos conhecimentos.A DICIPLINA representa muitas coisas pois em nossas vidas temos que ter diciplinas para que possamos ver o mundo com novos olho, buscando o conhecimento e aprendendo a enfrenta as barreiras.

    ResponderExcluir
  9. A caverna representa a falta de conhecimento,um tipo de prisão no qual estão acostumados a viver,um lugar onde vemos as coisas,situações de uma única forma.A luz do sol é uma nova oportunidade de vida,esperança,uma nova forma de adquirir novos conhecimentos,oportunidades de viver e encarar uma realidade a qual nao estão acostumados,digamos que um desafio...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Rosimeiry Pereira Oliveira14 de setembro de 2010 às 08:12

    A CARVERNA:A MODO DE VIDA QUE CADA UM ESCOLHE PARA VIVER(APARÊNCIA)

    O SOL:BUSCA DA VERDADE,UM MUNDO REAL CHEIOS DE DESAFIOS QUE TEREMOS QUE ENFRENTAR.

    A RELAÇÃ:DEVEMOS ESTÁ PREPARADOS PARA O DESAFIOS, SAINDO DE NOSSOAS CARVERNAS QUE PRÓPRIOS CRIAMOS POR MEDO DA VERDADE.E BUSCAR SEMPRE MAIS CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Abilio Renan Fernandes14 de setembro de 2010 às 08:30

    A caverna representa um lugar onde os prisioneiros se sente acomodados, um lugar onde eles estao acostumados a viverem daquele jeito sem esperança, sem conhecimento. A luz do sol representa uma esperança, uma saida para novos conhecimentos. A relação com o curso é que ninquem deve ficar preso numa caverna acomodado com aquela vida sem conhecimento, liberdade que sempre temos que estar buscando novos conhecimentos para vencer na vida.

    Abilio Renan Fernandes ( Radiologia 3 )

    ResponderExcluir
  14. O mundo nós aprisiona em uma realidade na qual somos ensinados a não pensar, não procurar melhoria e a acreditar que tudo esta bom, pois sempre vemos o que estão nos mostrando como sendo a única realidade sem expectativas de melhoria, quando nós desprendemos para ver uma nova realidade que geralmente outros podem nós repreender por termos convicções diferentes, esses dilemas estão presentes no vídeo, em sentidos figurativos como, as correntes, a Luz, a caverna, a saída de um deles, o enxergar do mundo novo. Etc.

    ***José Carlos do Santos Filho (Radiologia)***

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Na Caverna aceitamos o fato de viver na mesmice, sem estimulo algum. A luz do sol representa um novo mundo, no curso de Radiologia tenho vivido nesse mundo, cheio de conhecimento e desafios.

    Hudson Deny Gomes (Radiologia)

    ResponderExcluir
  17. A caverna, é o mundo de aparências em que vivemos.As sombras projetadas no fundo, as coisas que percebemos.Grilhões e correntes, são nossos preconceitos e opiniões nossa crença que tudo que vimos é a pura realidade.o prisioneiro,é o filosofo.a luz do sol é, a luz da verdade.O mundo iluminado pelo o sol, é realidade.Qual instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com qual ele deseja liberta os outros prisioneiros, a filosofia.

    Aluna:Gersyka Fernandes Das Chagas (Radiologia)

    ResponderExcluir
  18. A caverna pode representar a nossa força de vontade em ir busca o conhecimento, construir um futuro pra si mesmo e assim que construímos outras pessoas não vem o tanto que você batalhou para conseguir, outros não acreditam e continuam dando as costas para a parede, até um dia conseguirem sair de sua caverna vendo as mesmas imagens que nos víamos juntos, mais nem todos tem o mesmo pensamento.

    Tiago Maia Pires - radiologia 3

    ResponderExcluir
  19. Patricia Ramonna Torres14 de setembro de 2010 às 12:40

    A caverna representa a falta de conhecimento.A luz representa a esperança.A relação com o curso é que devemos está preparado para os desafios e temos que está sempre buscando novos conhecimentos para vencer na vida.

    ResponderExcluir
  20. podemos comparar a caverna como o mundo que vivemos hoje, onde as pessoas não procuram a luz do sol no caso uma outra melhor forma diferente de viver, para que não fiquemos presos meio a escuridão ao ponto de não tentar buscar melhores oportunidades em nossa vida. E no curso é a prova que não estamos presos na caverna e sim adqueirindo e correndo atrás da luz e de novos desafios.

    GUSTAVO LEANDRO (RADIOLOGIA)

    ResponderExcluir
  21. A caverna é uma prisao e a luz do sol é a esperança,e sobre as aulas são a forma de conhecimento.
    daiany de andrade -tec.de segurança do trabalho

    ResponderExcluir
  22. o comentario de www.fernanda é da aluna fernanda adriele s. lopes do curso radiologia 3

    ResponderExcluir
  23. A caverna é uma prisao luz do sol é a liberdade
    é uma forma de está sempre atualizado
    Maria da Conceiçao cunha
    curso de Radiologia

    ResponderExcluir
  24. Joyce Mirelle Radiologia14 de setembro de 2010 às 17:49

    A caverna se torna o nosso mundo um mundo pobre de conhecimento de incentivo, pois hoje esse mundo se tornou apenas um mundo de aparência às sombras seriam os obstáculos do nosso dia a dia que temos que enfrentar. A luz do sol representa a nossa força e coragem pra poder seguir em frente, uma forma de esperança para um mundo melhor. E através desse curso de Radiologia estou podendo sair da minha caverna, eliminar as minhas sombras e seguir e luz do sol.

    ResponderExcluir
  25. De acordo com o video, pude entender que a caverna representa a prisão da nossa mente por falta de conhecimento, onde vivemos na mesmice. A luz do sol representa o conhecimento, isto é, o curso tecnico de radilogia o qual estou buscando novas esperanças. e as diciplinas significa os obstaculos que teremos que passar para alcançar nosso objetivo, o conhecimento e se profissionalizar.

    Walderis FLorêncio de Oliveira - Radiologia

    ResponderExcluir
  26. YALLA VIVIANNE - RADIOLOGIA ( TURMA - 03 ).14 de setembro de 2010 às 19:14

    Ao analisar o vídeo proposto pelo professor da disciplina EAD, entende-se que a caverna nos mostra um sentido de ignorância, falta de atitude e submissão. Significa também a mesmice em que se está inserido. A luz do sol consiste na busca do novo, do ideal, ou seja, busca de novos desafios e a informação, nos faz ter uma nova visão de mundo. A relação existente entre o curso e o vídeo é, que não se deve acomodar-se diante dos obstáculos e sim, enfrentá-los.

    ResponderExcluir
  27. Depois de ter visto video "Mito da Caverna"(Platão) compreendi que somos prisioneiros de nossas vidas, que se passa dia a dia sem perceber, muitas vezes queremos acreditar que as coisas são simples, e com uma resposta obvia tudo estará certo, que nem sempre essa resposta é a verdade, verdade que é luz, luz que é esperança, esperança de viver uma vida melhor, afim de lutar para alcançar objetivos.

    Por fim.
    Pare e pense como você poderia sair da sua caverna.

    Júlio César Fernandes Vieira - RADIOLOGIA

    ResponderExcluir
  28. Com esta história Platão quer mostrar para todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós mesmos, e não pensar apenas sobre o que querem que pensemos, e que é preciso aprender a ver não só o que as pessoas que tem o poder nos mostram, mas ver além das coisas concretas. Os homens que não queriam sair da caverna, somos nós que não estamos dispostos a pensar, porque já estamos acomodados a esta vida medíocre que levamos, acostumados a ver somente o que os donos do poder nos mostram e acreditando que somente aquilo é verdadeiro que somente eles estão certos, e que nós não precisamos pensar porque já tem que o faça por nós. Então somos convidados a sair da caverna para ver a realidade e deixarmos de ser submissos a estes tais donos do poder. Agora só depende de cada um para acordar para esta realidade e aprendermos a pensar, não sobre o que querem que pensemos e sim que descubramos o verdadeiro mundo que existe e nós não conhecemos.

    ResponderExcluir
  29. O filme "Mito da Caverna" quer nos mostrar que pessoas são prisioneiros da caverna e não faz nada para sair,Porque é uma pessoa acomodada e mostra um certo tipo de ignorância com a vida.A luz do sol é a liberdade dessa caverna, só ficam nela que são ignorantes.

    ResponderExcluir
  30. josé Igor Radiologia 315 de setembro de 2010 às 10:07

    A caverna é escuridão,falta de conhecimento.já a luz do sol é a busca de novos desafios,da sabedoria "conhecimento" no qual é o que estamos buscando no curso de radiologia.

    ResponderExcluir
  31. OSMIDIO DANTAS CAVALCANTE NETO15 de setembro de 2010 às 10:22

    O vídeo é bastante interessante, e de acordo com o foi visto nos deparamos no mundo de hoje com pessoas assim, como prisioneiros inconformados, vivendo sempre na escuridão sem buscar a luz., vivendo no seu mundo de desilusões e tritezas. E quando surge uma oportunidade de sair da caverna e enfrentar a luz não tem coragem de encarar os desafio e volta ao começo. Aluno : Osmidio Dantas Cavalcante Neto Radiologia 3

    ResponderExcluir
  32. josé sinezio junior radiologia15 de setembro de 2010 às 13:07

    a caverna é o que vivemos todos os dias e para muitos isso basta,mas temos que procura a luz do sol para termos grandes vitorias e conquistas em nossas vidas.e dos cursos que estou vendo, gosto porque é mais um desafio na minha vida.

    ResponderExcluir
  33. A caverna nos mostra a realidade de pessoas que se prendem a determinado fato, e não dão abertura para novas oportunidade da vida, não escuta opiniões de pessoas que querem realmente ajudar a enfrentar os desafios do mundo de hoje.
    aluno: Francisca das Chagas, radiologia 3

    ResponderExcluir
  34. edilene silva (segurança do trabalho)15 de setembro de 2010 às 14:42

    A Carvena o que muito gente passar hoje em dia ..
    pessoas que não tem conhecimento..
    e que tem que procura a luz do sol..
    que na verdade a luz do sol e o conhemento pra tudo da certo...

    ResponderExcluir
  35. simone leite - seguranca15 de setembro de 2010 às 15:16

    Boa noite

    a situação do mito da carvena me parece muito parecido com a situação dos mineiro do mexico, que estão aprendendo a viver com as dificuldade e as duvidas das liberdade.

    ResponderExcluir
  36. fabiana henrique segurança do trabalho15 de setembro de 2010 às 15:20

    A Caverna e uma escuridão na vida da gente ..
    e pessoa que naum saber de nada..
    e o sol e a iluninação dessa pessoa..
    ela tem que correr atraz da iluminação..
    q nao e corre atraz do conhecimento..

    ResponderExcluir
  37. jackson roberio moreira - rabiologia15 de setembro de 2010 às 15:21

    A relação deste video com o curso é bem semelhante, a caverna é o mundo que viviamos.

    ResponderExcluir
  38. A caverna simboliza a ignorância, falta de conhecimento e o comodismo que algumas pessoas se encontram, não buscando novos conhecimentos. Muitas vezes,isso acontece na nossa vida profissional, quando estamos acomodados a realizar um trabalho e por medo, continuamos numa zona de conforto, por receio da mudança. A luz significa a busca de conhecimento, de mudança, de quebrar paradigmas.
    A relação do vídeo com o curso é que em muitos momentos surgirão dúvidas, insegurança, mas devemos sempre enfrentá-los.

    ResponderExcluir
  39. São pessoas que não tem coragem para enfrentar o outro lado do mundo e acaba se escondendo dentro de si mesmo, pois a tecnologia a cada dia se avança mas e quem não tiver preparado ficará para trás.

    Elisangela Barbosa(radiologia 3)

    ResponderExcluir
  40. FRANCISCO CEZAR DE SOUZA (TURMA 3 SEGURANÇA DE TRABALHO015 de setembro de 2010 às 15:44

    A CAVERNA EM SI SIGUNIFICA O MEDO DE EMFRENTAMOS A NOSSA REALIDADE,O MEDO DE ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES DE IR MAIS ADIANTE.AS DIFICULDADES QUE COLOCAMOS PARA BUSCAR E CRESCER PROFICIONALMENTE E PESSOAL.MAIS O BOM E EMXEGAR A LUZ DO SOL,POIS E EMTERAGINDO COM O DIA-A-DIA ACREDITANDO NA NOSSA CAPACIDADE E QUE PODEMOS SER VENCEDORES.ASSIM SAO OS CONTEUDOS VISTO NA APRENDIZAGEM,ESTUDANDO AS DIFICULDADES,MAS APESISTENCIA EM APRENDER EM CONHECERNOS FAZ ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES.

    ResponderExcluir
  41. podemos tirar uma grande lição desse video pois nos vivemos sempre preso em nossas carvernas,o alcolismo ,drogas licitas,depreção,dinheiro,arrogancia,prepotencia,ingnorancia,estupideis e a falta de deus que e o mas importante para que possamos se livrar das cavernas da vida

    ResponderExcluir
  42. Jussara Delfino - RadiologiA III15 de setembro de 2010 às 15:59

    A realidade é que as receitas de sucesso do passado em certas casos sao receitas do fracasso hoje.Sempre nos deparamos com pessoas que nao aceita o novo, em nao buscar novos conhecimentos.Os primeiros se parecem conosco se analisamos bem , viremos que o nosso conhecimento é sonbrio,sem plena certeza de nada, nao sabemos que somos de onde viemos, se estamos sozinhos no universo, onde muitos acreditam naquilo que vê, sem contestar nada.

    ResponderExcluir
  43. A CAVERNA EM SI SIGUNIFICA O MEDO DE EMFRENTAMOS A NOSSA REALIDADE,O MEDO DE ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES DE IR MAIS ADIANTE.AS DIFICULDADES QUE COLOCAMOS PARA BUSCAR E CRESCER PROFICIONALMENTE E PESSOAL.MAIS O BOM E EMXEGAR A LUZ DO SOL,POIS E EMTERAGINDO COM O DIA-A-DIA ACREDITANDO NA NOSSA CAPACIDADE E QUE PODEMOS SER VENCEDORES.ASSIM SAO OS CONTEUDOS VISTO NA APRENDIZAGEM,ESTUDANDO AS DIFICULDADES,MAS APESISTENCIA EM APRENDER EM CONHECERNOS FAZ ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES.

    ResponderExcluir
  44. FLAVIANA FELIX -TEC. SEG.TRABALHO15 de setembro de 2010 às 16:03

    PELO QUE FOI ANALIZADO O MITO DEMOSTRA O MEDO E A CORAGEM DE ENFRENTAR UM NOVO MUNDO, O MUNDO DA ESCURIDÃO E O DA LUZ.O MITO PROPOE UMA ANALOGIA ENTRE OS OLHOS DO CORPO E OS OLHOS DO ESPIRITO QUANDO PASSAM; DA ESCURIDÃO A LUZ: ASSIM COM OS PRIMEIROS FICAM OFUSCADOS PELA LUMINOSIDADE DO SOL, ASSIM TAMBEM O ESPIRITO SOFRE UM OFUSCAMENTO DO PRIMEIRO CONTATO COM A LUZ DA IDEIA DO BEM QUE ILUMINA O MUNDO DAS IDEIAS. NO DECORRER DO CURSO PRETENDO APRENDER MUITO POIS NUNCA E TARDE PRA COMEÇAR UMA NOVA VIDA DE APREDIZAGEN.

    ResponderExcluir
  45. karise felix(tec.seg.trabalho)15 de setembro de 2010 às 16:06

    eu entendi que tem pessoas que tem medo de enfrentar a realidade da vida, e desenvolver o talento que existe dentro de cada um de nós.
    temos que acreditar em um mundo melhor,que existe do outro lado da vida,mesmo muitas pessoas duvidem que existe um mundo melhor!
    todos nós somos capazes de melhorarmos a cada dia,e sermos mais que vencedores...

    ResponderExcluir
  46. Luana felix da silva lima (T.S.T) turma 3.15 de setembro de 2010 às 16:16

    A caverna: é uma prisao,que representa a falta de conhecimento,em uma realidade na qual somos ensinados a não pensar,não procurar melhoria para nossas vidas.
    A luz do sol: é uma esperança para representa a nossa força de vontade e coragem pra poder seguir em frente. o curso é mais um objetivo em minha vida,pois todos os conhecimentos que venho tendo sera muito bom para mim no futuro.

    ResponderExcluir
  47. karise felix de morais(tec.seg.trabalho)15 de setembro de 2010 às 16:19

    eu entendi que tem pessoas que tem medo de enfrentar a realidade,e ficam presas dentro da caverna com medo de encarar a vida.
    medo de desenvolver o talento e a capacidade que existe dentro de cada um de nòs...
    e,quando nòs vencemos o medo e,nos libertamos vendo a força que temos dentro do nosso interior,queremos logo compartilhar com as demais pessoas,e muitas,não tem a estrutura e a mesma coragem de vencer os seus medos,querem parar e prender aqueles que se libertaram com palavras negativas....TODOS NÒS SOMOS CAPAZES DE VENCER QUALQUER BARREIRA E ALGEMAS QUE NOS PRENDE.

    ResponderExcluir
  48. silvia cassia wagner santos Tec. Seg. Trabalho15 de setembro de 2010 às 16:23

    ESSE VÍDEO ME FEZ REFLETIR QUE NOS DIAS DE HJ MUITOS DE NÓS VIVEMOS PRESOS AO "MITO DA CAVERNA": MUITOS C/ MEDO DE ARRISCAR O NOVO MUITOS LIMITADOS A VIVER SUBMIRSSOS A OUTRAS PESSOAS.MEDO DE SER VC MESMA E DE ACREDITAR QUE TODOS NÓS SOMOS CAPAZES BASTA ACREDITAR E LEMBRAR QUE SEMPRE EXISTIRA UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.A CAVERNA SIGNIFICA O NOSSO MEDO E A LUZ AS POSSIBILIDADE DE QUE PODEMOS FAZER TD DIFERENTE BASTA NOS LIBERTARMOS DE TODAS AS PRISOES INTERIORES E EXTERIORES ENFRENTANDO TD DE FRENTE!

    ResponderExcluir
  49. Edcarlos pereira da silva (radiologia) turma 3.15 de setembro de 2010 às 16:24

    Caverna: muitas pessoas estão vivendo dentro de uma caverna com seus problemas,situaçoes inesplicaveis,pessoas com deprescões ficam perdidos em suas inlusões,procurando uma luz, ou ate mesmo um sól,como uma esperança em seus coraçoes, o sól eu vejo como uma esperança e essa esperança é jesus de nazare quem poede nos dá.só ele pra nos aranca de dentro das cavernas.

    ResponderExcluir
  50. dentro do conhecimento do video cheguei a ver muitas desigualdade dentro de um circulo que a pessoa vivia um mundo e outra pessoa achamos que ele estava sem noção da vida a realidade chegou a tal ponto de esclrecer a sua mente sobre a relidade da vida.

    ResponderExcluir
  51. Katiana Batista Vieira15 de setembro de 2010 às 16:28

    A caverna, com sua escuridão representa a falta de conhecimento.
    A luz do sol representa esperança, oportunidade.
    Com relação ao curso devemos estar preparados para os desafios e buscar novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  52. renata chancellania vieira da costa (radiologia 3)15 de setembro de 2010 às 16:39

    O sentido de estar presa a caverna é quando nos fechamos para novas informações e para adquirir novos conhecimentos. Sua relação com o curso é que devemos sempre buscar algo, e não vivermos no conformismo.

    ResponderExcluir
  53. FRANCISCA ILZA[turma3 radiologea]15 de setembro de 2010 às 16:53

    Muintas pessoas estão pressas em suas proprias cavernas, por exemplo pessoas com deprecões vivendo em suas proprias inlusões, sendo regeitada pela sociedade nem o sol como esperança a onde a unica soluçao de se libertar desta carverna é vendo Deus como esperança.

    ResponderExcluir
  54. Na vida nós deparamos com situacões tão complicada que nós deixa como se estivese-mos pressos em uma caverna, na nossa vida familiar, no nosso trabalho,entre nossos amigos, e quando tentamos sair desta caverna,nós deparamos com coizas ainda piores.
    Muitas vezes procuramos ajuda entre familiares, amigos,colegas de trabalho e não conseguimos, mas mesmo assim, conseguimos sair destas situações, quando conseguimos ficamos tão felizes,que queremos passar para quem gostamos e encontramos ainda mais dificuldade.

    ResponderExcluir
  55. A caverna representa o desconhecido,o novo,o não querer buscar informação. A luz do sol é onde estamos agora,adquirindo conhecimento,buscando novas oportunidades,novos horizontes.

    Fcª Isabel V.Mendonça(radiologia3)

    ResponderExcluir
  56. Marcos Paulo de Almeida Santos15 de setembro de 2010 às 17:34

    Se alguns de vocês lerem o “Fedro, de Platão” descobrirão que para ele todas as coisas são clones do que realmente existe. E nós muitas vezes nos habituamos a esses clones e não damos ouvidos ao filósofo que a reivindica, e chegamos ao ponto de matar quem deturpa e contesta nossa escravidão aparentemente feliz.

    A caverna: É representada por ignorantes que preferem acomodar-se em sua estultice do que aventurar-se no inseguro solo do descobrimento, o desconhecido é evitado de tal forma que chega a ser discriminado.

    Da luz do sol e sua relação com o curso: Os que se libertam da caverna e vêem a luz do sol, ás vezes são vistos como loucos, ex.: (para que você vai fazer um curso de radiologia? Raio-x dá câncer. Você quer morrer mais cedo?!) ; O sol é o conhecimento, o novo, a esperança de uma vida melhor.

    E os conteúdos os quais você vem tendo conhecimento: São os desafios os quais nós somos lançados, e provados de como somos capazes, outro exemplo é de termos que estar aqui discutindo e comentando sobre assuntos complexos como “O Mito da Caverna” conhecido mundialmente e comentando por muitos grandes filósofos da atualidade como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault.

    ResponderExcluir
  57. A caverna representa a falta de conhecimento e displicência em não buscá-lo a nos fecharmos para o mundo, a luz do sol é a liberdade, o novo, o conhecimento, esperança, onde podemos buscar intensamente coisas que venham ajudar a enriquecer-me como humano, e os conteúdos são os desafios que nós enfrentamos, provas que somos testados e as barreiras que enfrentaremos durante a busca incessante por uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  58. A caverna significa uma prisão,isolamento,e falta de conhecimento,a luz do sol.
    porque eles só viam a luz do fogo.Mais todos
    venceram os obstáculos e se libertaram.Por isso
    agente tem que tá preparados para as barreira da qui para frente.

    ResponderExcluir
  59. Marcelo França Radiologia 317 de setembro de 2010 às 14:49

    Essa caverna esta deixando mas do que claro que somos nós como pessoa que só através da nossa própria força de vontade de estar buscando conhecimento, informações vamos fazer com que o sol possa brilhar.

    ResponderExcluir
  60. O video tem como objetivo mostrar a todos nós que, temos que procurar conhecer o novo, sair do cotidiano, não ter medo de mudar e que nem sempre somos bem aceitos quando tentamos mostrar o que aprendemos fora do nosso ambiente. O video tem relação com o curso quando mostra que temos que procurar nós mesmos por mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  61. Erica Daniele Bezerra.seg.trabalho.turma3

    - O vídeo nos mostra a dura realidade de pessoas que vivem em um ambiente diferente, e tem um objetivo de nos incentivar a buscar mais ainda os nossos objetivos em alto conhecimento, para que possamos crescer e alcançar os nossos desejos, e aumentando mais ainda a nossa força de vontade de vencer na vida.

    ResponderExcluir