quarta-feira, 29 de setembro de 2010

10 SITUAÇÕES QUE NECESSITAM DE PRIMEIROS SOCORROS - PESQUISA 3

Existem inúmeras situações de emergência que pode pegar qualquer um de surpresa. Saber tomar uma providência para se evitar problemas maiores e até salvar uma vida, só depende de duas coisas: a gravidade do acidente ou do problema e a demora em aplicar, na vítima, o primeiro socorro.
Poderíamos citar inúmeras situações que causam acidentes. Vamos apontar 10 tipos dos mais comuns, segundo dados estatísticos nacionais:
1. Cortes profundos
2. Dedo preso na porta
3. Queimaduras
4. Choques elétricos
5. Torções e fraturas
6. Sangramentos no nariz
7. Intoxicação
8. Desmaios e crises de convulsão
9. Engasgos
10. Ataques cardíacos

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA:
1 – Dos 10 tipos de acidentes mais comuns apontados no texto, escolha dois, pesquise informações sobre eles e indique os procedimentos adotados de primeiros socorros.

2 – Pesquise e descreva como se faz uma MASSAGEM CARDÍACA e uma RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA.

                Bom trabalho,

Rani Lopes

43 comentários:

  1. Sara Monica de S. Nunes. T.S.T.29 de setembro de 2010 às 16:24

    O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte. O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.
    Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.
    Jamais encoste na pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, pois você será também eletrocutado.
    Lembre-se também de sinalizar o local para evitar que ocorram novos acidentes.

    Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.



    ReduzirNormalAumentarImprimir1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

    ResponderExcluir
  2. 1-Sangramentos no nariz:
    Sangramento nasal é um fenômeno comum. Ocorre com 60% das pessoas ao longo da vida. Manifesta-se em homens e mulheres de todas as idades As fossas nasais pode sangrar tanto na porção anterior, mais externa, quanto nas porções mais posteriores, internas. A maioria dos sangramentos ocorre na porção anterior, região que tem muitos vasos sanguíneos, sobretudo veias e artérias pequenas e superficiais.
    O ideal, diante de um sangramento, é tentar manter a calma - o nervosismo aumenta a dilatação dos vasos e, portanto, o sangramento. Vá ou leve quem sangra até uma pia e deixe escorrer o sangue espontaneamente para ver se para. Se não parar em 5 a 10 minutos, comprima as duas asas do nariz como os dedos e conte 10 minutos. Solte e veja se parou.

    7. Intoxicação
    As intoxicações são causadas pela ingestão, aspiração ou introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas, como entorpecentes, medicamentos, produtos químicos utilizados em laboratório e limpeza, alimentos deteriorados, venenos, gases tóxicos. Elas podem ser subdivididas de acordo com o tempo de ocorrência: aguda (até 24 horas do acidente), subagudas ( os primeiros dias após) e, seguidamente sub-crônicas ( até um mês) e crônicas ,exposição a determinada substância durante longo tempo, resultando em acumulação do composto no corpo (metais, como o chumbo, por
    O QUE FAZER?
    Em primeiro lugar, a preocupação deve ser com a MANUTENÇÃO DAS FUNÇÕES VITAIS, procederem às técnicas do Suporte Básico de Vida, tendo em vista a estabilização do paciente:
    •A desobstrução de vias aéreas, aspiração de secreções, retirada de corpos estranhos, traqueotomia e outras medidas se necessárias.
    •Manutenção da respiração, ventilação e entubação (se necessário)
    •Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica, obter acessos venosos, coletando sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos.

    2-MASSAGEM CARDÍACA e RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA.
    1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.
    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicadoras e médias na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia

    ResponderExcluir
  3. jackson roberio moreira(radiologia)29 de setembro de 2010 às 17:27

    1=Queimaduras limpe bem o local onde foi queimado com soro fisiologico ou agua corrente depois desinfete com hipoclorito de sodio depois seque a queimadura tampamno bem o ferimento. 2=Ataques cardiacos ferifica os sinais vitais, acionar os socorrista sempre manteno a calma. como se faz uma massagem cardiaca e respiraçaõ boca a boca. ferificar os sinais vitais como respiraçaõ,pulsaçaõ,batimentos cardiacos.respiraçaõ boca a boca. a cada trinta massagem cardiaca dois respiraçaõ boca a boca sempre fazendo a massagem e respiraçaõ ate reanima o paciente. pesquizado na aportilha

    ResponderExcluir
  4. José Carlos dos Santos Filho (RADIOLOGIA III)29 de setembro de 2010 às 17:40

    1
    QUEIMADURA
    Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente.
    2. Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze.
    3. Cubra o ferimento com compressas de gaze.
    4. Em queimaduras de 2º grau, aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril.
    5. Mantenha a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço.
    6. Dê bastante líquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgésico.
    7. Se a queimadura for extensa ou de 3º grau, procure um médico imediatamente.
    ATAQUE CARDÍACO
    Fazer com que a vítima sente e repouse e tentar tranqüilizá-la.
    Afrouxar qualquer roupa justa. Se a vítima sofrer de doença cardíaca conhecida, perguntar se está com o medicamento. Ajudar a vítima a tomar seu medicamento (em geral nitroglicerina que é colocado sob a língua). Se a dor não desaparecer com repouso e três minutos após ter tomado a nitroglicerina, procurar assistência médica de emergência. Se uma vítima adulta estiver inconsciente e sem reação, ligue para o número de emergência 190 e inicie a RCP. Se um bebê ou uma criança estiver inconsciente e sem reação, pratique um minuto de RCP e então ligue para o número de emergência 190.
    2
    MASSAGEM CARDÍACA
    Com os membros superiores em completa extensão, coloca- se a porção posterior da palma de urna das mãos cerca de uns dois dedos acima da base do esterno, pondo-se a outra mão exatamente do mesmo modo sobre a primeira e mantendo sempre os dedos levantados para cima, de forma que estes não exerçam qualquer pressão adicional sobre as costelas; assim, a pressão (ou compressão) será exercida apenas sobre o esterno. Esta compressão, de cerca de uns 4 cm de amplitude, deve ser executada ritmicamente com a freqüência dos batimentos cardíacos 80 pulsações por minuto. Após cada 15 compressões, insufla-se duas vezes consecutivas os pulmões e a vítima por meio da respiração artificial, repetindo-se sucessivamente esta seqüência. Verifica-se o resultado através do aparecimento espontâneo dos batimentos cardíacos, pela palpação das artérias carótidas ao fim de 1 minuto e, subseqüentemente, de 3 em 3 minutos. Se os batimentos cardíacos espontâneos (isto é, não dependentes da compressão torácica) recomeçarem, fogo que detectados pela palpação das artérias carótidas, suspende-se a massagem cardíaca, mas continua-se a respiração artificial até a vítima respirar por si própria. Deve-se verificar sistematicamente a existência de batimentos cardíacos pela apalpação das artérias carótidas e recomeçar a massagem cardíaca logo que não forem sentidos batimentos ou pulsações cardíacos.

    ResponderExcluir
  5. 1-QUEIMADURAS
    é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas.
    2- PARADA CARDÍACA
    1 – Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.

    2 – Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.


    3 – Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

    4 – Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

    5 – Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

    6 – Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

    7 – A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

    ResponderExcluir
  6. O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte. O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.
    Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.
    Jamais encoste na pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, pois você será também eletrocutado.
    Lembre-se também de sinalizar o local para evitar que ocorram novos acidentes.

    Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.



    ReduzirNormalAumentarImprimir1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia

    ResponderExcluir
  7. QUEIMADURAS
    Denomina-se queimadura toda e qualquer lesão ocasionada no organismo humano pela ação curta ou prolongada de temperaturas extremas sobre o corpo humano. As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e é possível dividi-las em diferentes tipos, de acordo com a gravidade. A gravidade de uma queimadura não se mede somente pelo grau de lesão, mas também pela extensão da área atingida. São consideradas grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos. Para crianças de até 10 anos, são considerados grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 10% do corpo. Para avaliar melhor a gravidade de uma queimadura, você pode adotar a tabela abaixo Cabeça 9% Pescoço 1% Tórax e abdômen, inclusive órgãos genitais 18% Costas e região lombar 18% Membro superior direito (braço) 9% Membro superior esquerdo (braço) 9% Membro inferior direito (perna) 18% Membro inferior r esquerdo (perna) 18% Se o socorrista souber classificar uma grande queimadura e encaminhar a vítima para um pronto socorro, já será de grande valia. Vamos conhecer e especificar cada caso e saber como agir em cada um deles.

    ENTORSE :
    Os ossos do esqueleto humano estão unidos aos outros através dos músculos, mas as superfícies de contato são mantidas umas de encontro às outras por meio dos ligamentos. A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada. Acompanhando a dor, surge o edema (inchação). Quando os vasos sangüíneos são rompidos apele da região pode ficar, de imediato, com manchas arroxeadas. Quando a mancha escura surge 24 ou 48 horas após o acidente, pode ter havido fratura e, nesses casos, deve-se providenciar ajuda médica, de imediato. As entorses mais comuns são as do punho, do joelho e do pé. O Socorrista de uma vítima com entorse deve imobilizar a articulação afetada como no caso de uma fratura, e pode colocar gelo ou compressas frias no local antes da imobilização. Podemos também imobilizar a articulação através de enfaixamento, usando ataduras ou lenços. Não se deve permitir que a vítima use a articulação machucada. Após o primeiro dia, podem-se fazer compressas quentes e mergulhar a parte afetada em água quente, na temperatura que a vítima suportar. Fazendo aplicações de calor várias vezes por dia e mantendo-a imóvel, a articulação atingida por uma entorse normalmente recupera-se dentro de uma semana. Isso se não houver outras complicações, como derrame interno , ruptura dos ligamentos ou mesmo fratura.

    QUESTÃO 2

    1.Deite a vítima no chão de barriga para cima
    2.Posicione a cabeça da vítima um pouco para trás, deixando o queixo mais para cima
    3.Faça uma respiração boca a boca (jogue o ar que sai da sua boca para dentro da boca da vítima)
    4.Apoie suas mãos abertas uma sobre a outra, com os dedos para cima, você vai usar somente a palma da mão
    5.Coloque suas mãos, sobre o lado esquerdo do peito da vítima (no coração) e deixe os seus próprios braços esticados
    6.Empurre as suas mãos com força sobre o coração da vítima por 5 vezes contando para cada segundo, um empurrão
    7.Repita esse procedimento sem interrupção verificando se a vítima voltou a respirar

    ResponderExcluir
  8. karise felix (tec.seg.trabalho)30 de setembro de 2010 às 07:53

    CHOQUE ELETRICO:os sintomas do choque eletrico sao:paralisia ou convulsao.
    O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.

    Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.

    Jamais encoste na pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, pois você será também eletrocutado.temos que sinalizar o local para evitar que ocorram novos acidentes

    2-Dedo preso na porta
    Procure se acalmar e coloque gelo no local, para que não forme um hematoma ou então para que este diminua. Não massageie o local do ferimento e nem aperte as laterais do dedo que foi preso, quando houver sangramento.

    3-massagem cardiaca:os procedimentos sao:

    Colocar o paciente deitado de costas, numa superfície plana e sem travesseiro;
    2. Com as mãos espalmadas, uma sobre a outra, pressione a região bem no meio do tórax. Os dedos devem ficar para cima, toda a força é concentrada na palma das mãos;
    3. A idéia é fazer movimentos, de baixo intervalo, com forte compressão do coração (cerca de uma compressão por segundo). Quanto mais esticados seu braços, maior a força de compressão.

    4-respiraçao boca a boca:
    1. Deite o paciente com o pescoço esticado. Assim o ar passa com mais facilidade;
    2. Abaixe a língua do paciente e veja se existe algum objeto atrapalhando a passagem de ar pela garganta;
    3. Abra os botões e zíperes da roupa do paciente e, com uma das mãos, tape as narinas dele;
    4. Inspire profundamente e coloque sua boca sobre a do paciente;
    5. Sopre o ar com força, notando se o tórax do paciente se mexe (como se ele estivesse respirando normalmente);
    6. Afaste-se do paciente para que ele consiga expirar;
    7. Repita os passos até a respiração do paciente voltar ao normal ou até a chegada do socorro médico.

    ResponderExcluir
  9. Flaviana Felix...T.S.T30 de setembro de 2010 às 18:54

    MASSAGEM CARDÍACA: Coloque o paciente em decúbito dorsal sobre uma superficie dura; apoie uma das mãos sobre a parte mais baixa do esterno. Coloque a mão oposta em cima da primeira,os dedos não deve tocar a parede do torax e fazer 60 a 80 compressões por minuto, palpe o pulso carotida e femural periodicamente e observe se da contração das pupilas.
    RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA: Coloque o pct em decubito dorsal sobre uma mesa ou chão. Coloque-se do lado esquerdo da cabeça do pct; Limpe a boca de muco e objetos estranhos,enrolando o dedo em um pano,fazendo a limpeza; Coloque uma das mãos sob o pescoço do pct e outra na testa inclinando a cabeça para trás tanto quanto possivel e após , puxe a mandibula para a frente.Esta posição evita a queda da lingua. Para proceder a ressuscitação boca a boca, mantenha as narinas fechadas. Sopre com força na boca do pct de modo constante até que o torax se eleve. A boca do operador deve ser mantida bem apertada sobre a boca do pct. R etire os dedos que comprimem as narinas para que o ar saia e terminanda a expiração, iniciar novas insuflação e assim sucessivamente.

    1ª ENGASGAMENTO: A manobra de Heimlich e a melhor método pré-hospitalarde desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi escrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vitima.Resumidamente uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fara pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

    QUEIMADURAS: Lavar o local abundantemente, por cerca de 15 minutos, com agua fria e corrente( pode-se usar soro fisiologico), a pressão da agua corrente proporciona uma ação mais efetiva sobre o ferimento e eleve-o para diminuir a dor.

    ResponderExcluir
  10. 1-Fratura
    É a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento.
    Há dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele.O procedimento de cuidados tando na fratura fechadas quanto na exposta são a imobilização correta,mais fraturas expostas exigem cuidados especiais,pois geralmente tem perca de sangue,então alem da imobilização terá que conter esse sangramento.
    Entorses
    É a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações). Os cuidados são semelhantes aos da fratura fechada.
    Engasgo:
    O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade. A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.
    Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. Quando isso ocorre, o organismo libera jatos de ar para expelir tal alimento.Quando isso ocorre e importante que a pessoa tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote,se não conseguir tussir a conduta mais adequada sera aplicar a manobra de heimlich.

    2- A massagem cardiaca
    Para realiza uma massagem cardiaca e necessario colocar a vitima em decubito dorsal em uma superficie rigida,o socorrista se posiciona ao lado da vitima com as maos entrelaçadas e posicionadas dois dedos acima do apêndice xifóide, sobre o osso externo,Cotovelos rodados e travados, logo apos comesar as massagem, que são 30 Compressões torácicas para duas insuflações (durante dois minuto ciclos de 5 repetições)apos esses ciclos reavaliar o paciente caso não ter voltado a respirar repetis o ciclo.

    ResponderExcluir
  11. Abílio Renan Fernandes1 de outubro de 2010 às 07:46

    SANGRAMENTO DO NARIZ (EPISTAXE)

    O que é?

    É a perda de sangue pelo nariz ou através deste para a boca. (epistaxe: epi = oriundo de cima, staxis = sangramento). Ocorre mais freqüentemente em crianças, devido ao traumatismo digital (dedo no nariz) e fragilidade eventual da região.

    # Sangramentos Nasais - O que fazer Incline a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue vá para a garganta e seja engolido, provocando náuseas.
    # Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local.
    # Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoe o nariz.
    # Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro médico.

    ataque cardíaco

    O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção do músculo cardíaco ficará danificada devido à falta de oxigênio e começará a morrer.

    Primeiros socorros:

    Fazer com que a vítima sente e repouse e tentar tranqüilizá-la.
    Afrouxar qualquer roupa justa.
    Se a vítima sofrer de doença cardíaca conhecida, perguntar se está com o medicamento.
    Ajudar a vítima a tomar seu medicamento (em geral nitroglicerina que é colocado sob a língua).
    Se a dor não desaparecer com repouso e três minutos após ter tomado a nitroglicerina, procurar assistência médica de emergência.

    Se uma vítima adulta estiver inconsciente e sem reação, ligue para o número de emergência 190 e inicie a RCP.

    Se um bebê ou uma criança estiver inconsciente e sem reação, pratique um minuto de RCP e então ligue para o número de emergência 190.


    Abilio Renan Fernandes ( Radiologia )

    ResponderExcluir
  12. Diassis Araújo (Radiologia)1 de outubro de 2010 às 08:27

    O choque elétrico é a perturbação que se manifesta no organismo humano, quando este é percorrido pela corrente elétrica. A gravidade do acidente está ligada às características físicas da corrente e condições do acidente, tais como: natureza da corrente ( contínua ou alternada); freqüência; voltagem; resistência do corpo humano à passagem da corrente elétrica, que varia segundo as condições ambientais; percurso da corrente pelo corpo e tempo de duração da passagem.

    Existem três formas distintas de ocorrer o choque elétrico.

    *O choque estático acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estática, como por exemplo, um capacitor carregado.
    * O choque dinâmico é através do contato ou excessiva aproximação do fio fase de uma rede ou circuito de alimentação elétrico descoberto.
    * Através do raio, acontece o choque atmosférico que é o recebimento de descarga atmosférica.
    As manifestações do choque são: contrações musculares; comprometimento do sistema nervoso central, podendo levar à parada respiratória; comprometimento cardiovascular provocando a fibrilação ventricular – "parada cardíaca"; queimaduras de grau e extensão variáveis, podendo chegar até a necrose do tecido.

    Em caso de acidente com choque elétrico, a primeira atitude para socorro da vítima é desligar a corrente elétrica o mais rápido possível ou afastar a vítima do contato elétrico, utilizando material isolante elétrico seco ( borracha, madeira, amianto etc).

    O segundo passo é verificar o nível de consciência e sinais vitais; realize a ressucitação cárdio-pulmonar, se necessário; cuide das queimaduras, se houver, e providencie a hospitalização da vítima. Os casos mais graves causados por choque são a parada cárdio-respiratória e queimadura.

    A ressucitação cárdio-pulmonar é um conjunto de manobras utilizadas para restabelecimento das funções circulatória e respiratória para preservar a vida.

    A parada cárdio-respiratória pode ser provocada pelo choque elétrico. As manifestações são inconsciência, parada respiratória e ausência de pulso em grande artéria.
    O socorrista deve certificar-se da parada cardio-respiratória, observando a ausência de movimentos do tórax e pulso. Para o socorro, deve-se colocar a vítima de barriga para cima; afrouxar as roupas; abrir e desobstruir as vias aéreas, hiperextendendo a cabeça da vítima; depois deve-se colocar a máscara (Pocket Mask) na face da vítima e fazer duas expirações firmes e profundas ( de 1,5 a 2 segundos cada), de modo a expandir os pulmões.

    Se houver pulso arterial, mas não respiração, o socorrista deve fazer uma ventilação a cada 5 segundos (em caso de adulto), verificando o pulso frequentemente, até a presença de um suporte avançado.
    Na ausência de pulso, quando se tratar de um socorrista, fazer massagem cardíaca, comprimindo o tórax 15 vezes, alternando esse movimento com 2 ventilações, procurando manter uma frequencia de 80 a 100 massagens por minuto. O socorrista deve verificar a eficiência da reanimação, após 5 ciclos de 15 por 2. Sempre procurando a presença de pulso.

    Caso haja dois socorristas que saibam fazer a massagem cardíaca, a ressucitação cardio-pulmonar deve ser feita utilizando o método de uma ventilação para cinco massagens. O socorrista que está ventilando deve, intermitentemente, palpar uma das carótidas por alguns segundos.
    Quando você não tem conhecimento do ocorrido, e a vítima apresentar, concomitantemente, rigidez de articulação, pele fria e arroxeada, manchas hipostáticas e pupilas dilatadas, não deverá ser realizada a ressucitação cárdio-respiratória.

    A ressucitação cárdio-respiratória deverá ser finalizada quando as funções vitais retornar, na exaustão do único socorrista ou na presença de uma autoridade médica.

    ResponderExcluir
  13. Walderis Florêncio de Oliveira1 de outubro de 2010 às 10:21

    Pergunta 1.
    1-Queimadura: é a lesão resultante da ação do calor direto ou indireto sobre o corpo. Pode ser provocada por vapores, produtos químicos, eletricidade, irradiação da luz solar e outros.
    1.1- Oferecer água para hidratar a vitima que estiver acordada.
    1.2- Tentar aliviar a dor, mantendo o local da queimadura por algum tempo sob água corrente fria ou aplicando compressas de água fria;
    1.3- Não colocar produtos sobre o local queimado antes de procurar assistência médica.
    2- Cortes profundos
    Nessa situação você deverá limpar o local do ferimento com água corrente independente se o corte estiver ou não sujo. Feito isso, estanque com gaze ou um pedaço de pano ou toalha limpa. Não coloque nada dentro do ferimento e procure um pronto socorro imediatamente.

    Pergunta 2.
    2.1 - a vitima tem que estar de costas, deitada em algum lugar duro.
    - você não pode interromper a respiração boca-a-boca enquanto faz a massagem.
    - para verificar aonde a massagem deve ser feita, encontre o osso esterno no meio do tórax. Ele começa acima do estomago e assim que você o encontrar, você deve posicionar sua mão na metade inferior do osso.
    - abra as mãos e as coloque uma em cima da outra. Você só poderá usar a palma da sua mão, deixando os seus dedos para cima. Se for criança, faça o contrario, use os dedos e faça sempre a força de acordo com o tamanho da vitima.
    - aperte o tórax da vitima e pressione o coração e solte logo após. Mantenha o ritmo de segundo em segundo.
    - parta ajudar você na pressão da massagem, deixe os seus braços esticados.
    - a cada parada deve-se fazer uma respiração boca-a-boca, e verificar se o pulso voltou. Para sentir se ela voltou, coloque os dedos indicadores e médios na virilha da pessoa ou no pescoço, aonde se encontra a traquéia.
    2.2- 1° passo: coloque uma mão na nuca do acidentado e levante o pescoço à outra mão coloca na testa e force a cabeça para trás.
    Verifica-se que não tenha nada na boca como dentadura, aparelho, secreção ou até mesmo se a língua não enrolou.
    2° passo: se mesmo assim a pessoa não voltar a respirar, afrouxe a roupa dela e comece a respiração artificial.
    3°passo: tampe o nariz da vitima com os dedos que estavam sobre a testa
    4° passo: inspire fundo e coloque sua boca sobre a boca da vitima.
    5° passo: assopre até o tórax se mexer. Se for um adulto use força, mas se for uma criança faça suavemente.
    6° passo: afaste sua boca da dela e deixa que a vítima possa respirar.
    7° passo: verifica-se sempre se a vítima não recuperou a respiração.
    8° passo: se a vítima recuperar a respiração interrompa a sua respiração artificial.
    9° passo: quando a pessoa se recuperar, não de nada para ela beber, não deixa ela se levantar, ate que esteja recuperada a um bom tempo. Depois dê algo quente para ela beber.

    Walderis Florencio de Oliveira.

    ResponderExcluir
  14. jose sinezio junior radiologia1 de outubro de 2010 às 12:13

    1.queimaduras:é a lesão dos tecidos produzida por substancia corrosiva ou irritante.mantenha a vitima calma em repouso retire sua veste aplique compresas frias utilizando pano limpo, procure um medico.desmaios e convulsão:é um conjunto de manifestações que resultam de um desequilibrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular. 2.coloque a vitima em uma superficie plana verifique se a vitima apresenta pulso caso negativo inicie a massagem cardiaca externa,posicione as mãos sobre o externo dois cm acima do processo xifóide mantenha os braços retos e perpendiculares ao corpo da vitima comprimindo o peito da vitima em torno de tres a cinco cm realize as compressões de forma ritmada procurando atingir de 80 a 100 compressões por minuto caso esteja desacompanhado deve intercalar duas insulflações a cada quinze compressões se estiver acompanhado de outra pessoa com o devido treinamento,deve intercalar uma insuflação a cada cinco compressões.

    ResponderExcluir
  15. Denis Elias - ( T.S.T. - 3)1 de outubro de 2010 às 12:48

    1-)A- Choque Elétrico
    choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.

    Primeiros Socorros

    * Não toque na vítima sem antes desligar a corrente elétrica;
    * Se, por acaso, não for possível tomar nenhuma dessas providências, há ainda outra alternativa: afastar a vítima do fio elétrico com um material não condutor seco (pedaço de pau, corda, borracha, ou pano grosso).
    * Nunca use objeto metálico ou úmido.

    B- Intoxicação
    É causada por produtos nocivos ao organismo, como drogas, gases, ervas venenosas, produtos químicos, comidas diferentes, etc.

    Primeiros Socorros

    *Se possível, identifique o tipo de veneno ingerido e a quantidade.
    *Se a vítima estiver consciente, induza vômitos se o agente tóxico for medicamentos, plantas, comida estragada, álcool, bebidas alcoólicas, cosméticos, tinta, fósforo, naftalina, veneno para ratos ou água oxigenada.
    Observação: a indução ao vômito é feita através da ingestão de uma colher de sopa de xarope de Ipeca e um copo de água, ou estimulando a garganta com o dedo.
    *Se a pessoa estiver inconsciente ou tendo convulsões, não induza ao vômito. Aplique, se necessário, a respiração cárdio-pulmonar e procure socorro médico imediato.

    2-)* Massagem Cardíaca
    A compressão cardíaca visa comprimir o coração entre o esterno e os corpos vertebrais, com a finalidade de impelir o sangue oxigenando para a circulação .

    Procimentos

    1º - Coloque o paciente em decúbito dorsal sobre uma superfície dura ;
    2º - Apóie uma das mãos sobre a parte mais baixa do esterno . Coloque a mão oposta em cima da primeira . Os dedos não devem tocar a parede do tórax;
    3º - Fazer 60 a 80 compressões por minuto;
    4º - Palpe o pulso carótida e femural periodicamente e observe sé há contração das pupilas .

    * Respiração Boca-Boca
    É o processo mecânico empregado para restabelecer a respiração que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardíaca.Os pulmões precisam receber oxigênio, caso contrário ocorrerão sérios danos ao organismo no aspecto circulatório, com grandes implicações para o cérebro.

    Procedimentos
    1° deite a vítima com a cabeça inclinada e o queixo elevado;
    2° pressione a narina da vítima com o polegar e o indicador da mesma mão usada para inclinar a cabeça, e passe a outra mão por trás do pescoço, para dar apoio
    3° retire da boca as próteses incompletas ("dentaduras", "pontes", etc.) e alimentos (chicletes e balas, por exemplo);
    4° coloque sua boca sobre a boca da vítima e faça duas ventilações (sopros para dentro da boca da vítima), até notar que o peito se levanta; para que isto aconteça, é preciso soprar com bastante força. Cada ventilação deve durar em média de 1 segundo a 1 segundo e meio;
    5° em crianças, as ventilações devem durar 4 segundos e, nos recém-nascidos, 3 segundos. A boca do socorrista cobre a boca e o nariz da criança ao mesmo tempo, por ser impossível fazer da mesma forma que com os adultos;
    6°permita que a vítima expire livremente;
    7°repita o movimento 15 vezes por minuto;
    8°chame o médico ou leve a vítima para o hospital.

    ResponderExcluir
  16. Cledina Dantas Jales1 de outubro de 2010 às 16:34

    1)choque elétrico:acidentes com eletricidade é importante que haja rapidez no atendimento. A vitima as vezes apresenta queimaduras no corpo, como também pode sofrer arritmia cardíaca, caso a corrente eletricista passe pelo coração.E caso a vitima fique pressa a corrente elétrica infelizmente pode ser fatal.
    *Antes de tudo é necessário que o socorista desligue a corrente elétrica.
    *Não deve deixar que ninguém se aproxime da vítima.
    *Deitar a vítima e flexionar a cabeça para atrás facilitando assim a respiração.
    *se constatar parada cardiorespiratória, deve aplicar massagem cardíaca e respiração artificial.

    parada cardíaca: envolve geralmente a perda dos movimentos respiratórios, podendo acontecer ate a parada cardiorespiratória. portanto é fundamental um atendimento eficiente.
    *o socorista deve confirmar o estado de consciência da vítima.
    *é importante verificar as pulsações da vítima.
    *deve observar se existe a ausência de som dos batimentos cardíacos.

    2) a técnica da respiração:
    *boca-a-boca: consiste em fechar as narinas da vítima, cobrir toda a boca da vítima com a sua boca e sopra duas vezes com um intervalo entre as ventilações. Pois assim as narinas devem ser liberadas,para que saia o ar que foi insuflado. Deve se observar também se o tórax da vítima sobe enquanto esta recebendo ventilação
    * deve-se colocar a vítima deitada de costas em superfície plana e dura. Os dedos devem ficar abertos sem tocar o tórax. A partir daí pressiona-se vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Deve repetir o processo quantas vezes for necessário, ou seja, até os batimentos voltarem.

    ResponderExcluir
  17. Katiana Vieira- Radiologia1 de outubro de 2010 às 18:54

    1 Intoxicação: consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contacto com a pele, olhos ou membranas mucosas.
    Praticamente qualquer substância, se ingerida em grandes quantidades, pode ser tóxica. Porém, entre os mais de 12 milhões de produtos químicos conhecidos, menos de 3.000 causam a maior parte das intoxicações. Os idosos e as crianças são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental.
    Os sintomas de intoxicação dependem do produto, da quantidade ingerida e de certas características físicas da pessoa que o ingeriu. Algumas substâncias não são muito potentes e exigem uma exposição contínua para que ocorram problemas. Outros produtos são mais tóxicos e basta uma gota sobre a pele para causar graves problemas . O tratamento mais comum para os casos de ingestão acidental de substâncias tóxicas consiste em ministrar grandes doses de carvão activado ao paciente, pois esse produto tem a capacidade de absorver os elementos tóxicos que se encontram em suspensão em seu aparelho digestivo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoxica%C3%A7%C3%A3o
    Engasgo
    No meio médico, engasgo é o bloqueio da traquéia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica.
    . As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
    • a faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos)
    • se gravidez ou obesidade mórbida
    • se a vítima está consciente ou inconsciente
    Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.
    Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.
    Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
    . http://pt.wikipedia.org/wiki/Engasgo
    2 Como realizar uma massagem cardíaca
    Coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura
    Coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno
    Os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax
    Faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral. Descomprima em seguida
    Repita a manobra tantas vezes quantas forem necessárias (cerca de 60 por minuto)
    Aplique este processo tantas vezes quantas necessárias até o restabelecimento dos movimentos respiratórios e batimentos do coração, sempre no mesmo ritmo: 15 MASSAGENS PARA 2 SOPROS (BOCA-A-BOCA) OU 2 MOVIMENTOS (SYLVESTER)
    Como fazer respiração boca-a-boca
    1 – Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    2 – Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.
    3 – Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    4 – Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca.
    5 – Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente, como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.
    6 – Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.
    7 – Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.
    8 – Se a vítima voltar a respirar, interrompa a respiração artificial, mas não desvie sua atenção. Ela pode parar de respirar novamente.
    http://resumododia.com/respiracao-boca-a-boca.html
    .webbusca.com.br/saude/mass_cardiaca.htm

    ResponderExcluir
  18. Aliane ferreira (radiologia)2 de outubro de 2010 às 10:03

    1ºresposta
    Seque o local do corte lave e em sequida coloque bastante gases.
    2ºresposta
    Não procure empendurar o dedo por doi mais ainda e suspenda a mão.
    3ºresposta
    Se a queimadura for do primeiro grau ou segundo grau é só jogar água fria em cima da queimadura.
    4ºresposta
    Não toque na vítima sem antes de desligar a corrente eletrica, se não for possivel tomar nenhuma dessa providencia,há ainda outra alternativa afastar a vítima do fio eletrico com um material seco pedaço de pau,corda,borracha,ou pano grosso.
    5ºresposta
    Quando vítima estive com torções ou fraturas é só colocar um pedaço de papelão em baixo ou outra qualquer coisa.
    6ºresposta
    É se deitar a vítima de cabeça para cima e não baixa.
    7ºresposta
    intoxicação grave causada por produtos nocivos ao organismo,como drogas,observe os sinais e sintomas halito caracteristico,obsevar cor dos mucosas,dor abdominal,dor ou sensação de queimadura na boca e garganta, tonturas,etc.
    8ºresposta
    Quando a vítima estiver sentindo que vai desmaia procure sentar a vítima mais rapido se for possivel com a cabeça no joelho com a cabeça baixa.
    9ºresposta
    Quando a vítima estiver se emgasgando o socorro tem que pegar a vítima por tras e aperta para cima você pega em cima da centura da vítima.
    10ºresposta
    Tem que deitar a vítima no chão a fazer a respiração boca a boca e em seguida as massagem no torax que 30 massagem para 2 ventilação.

    ResponderExcluir
  19. Ivanilda Bezerra Galdino2 de outubro de 2010 às 10:53

    1-Qeimaduras:Podem ser de primeiro,segundo ou terceiro grau.A de primeiro grau, são quelas que deixam a pele avermelhada,atingindo a epiderme ou seja, a parte externa da pele, é necessario apenas lavar o local com agua fria que em poucos dias ele regride.A de segundo grau afeta o interior da pele criando bolhas é necessario lavar o local para resfriar de 15 a 20 minutos e levar a vitima para o hospital.A de terceiro grau afeta a pele profundamente atigindo os músculos e ossos é necessario tambem lavar o local com agua fria e levar a vitima para o hospital.
    Corte profundos:Se for corte que afetem uma arteria é necessario amarrar a cima do corte para estancar a hemorragia e leve a vitima urgente para um hospital.Se for corte que não afete a arteria é necessario apenas pressionar o local com pano limpo ou algodão para estancar a hemorragia e leve a vitima para um profissional avaliar se é necessario pontiar.
    2-Massagem cardiaca:Deve-se verificar a arteria carótica que fica no pescoço estar batendo ou não.Caso ele não esteja a pessoa estar com parada cardiaca, é necessario fazer uma massagem no coração que fica no final do osso externo, coloque a vitima no solo duro ajoelhando ao lado dela depois coloque uma mão em cima da outra aperte deixando os braços estendidos quantas vezes for necessario para reanimar a vitima.
    Respiração boca a boca:Para verificar é necessario ver,ouvir e sentir a respiração, ao concluir que a vitima estar com uma parada respiratoria, se for um adulto você aperta o nariz e sopra dentro da boca , depois solta o nariz para que o ar possa sair corretamente quantas vezes for necessario.Se for em bebes você sopra dentro do nariz e da boca ao mesmo tempo.
    Fonte de pesquisas,apliquei conhecimentos adquiridos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  20. Luisa de Marillac Radiologia 32 de outubro de 2010 às 13:44

    Cortes Profundos
    A melhor tecnica para estancar o sangue é precionando a região afetada, podemos fazer estanque sem uso de luvas , é bom saber que não pode apertar muito, diminuindo a força a cada 5 minutos para não cortar totalmente a circulação.

    Desmaio com crise de convulsões
    No momento da convulsão o importante é manter a calma.Afastando a pessoa de qualquer objeto que possa machuca-lo, proteger a cabeça afrouxando as roupas e leva-lo para um pronto socorro. No caso de rigidos, não coloque a mão na boca da pessoa procurando liberar a língua abrindo a mandicula, manter a pessoa deitada de lado, de preferência no chão ou deixe-a na superfície macia protegendo-a de traumas. Não se deve fazer nenhuma reanimação cardio-respiratória como respiração boca a boca ou massagem cardieca e não oferecer medicações ou liquidos até que a pessoa esteja despertado.

    O desmaio consiste na perda transitória da conciência e da força muscular fazendo com que o paciente caia no chão. Pode ser causados por vários motivos, como o cansaço, stress. Pode ser prencipitado pelo nervosismo, angústia e emoções fortes.

    Exercício 2

    Massagem Cardiaca:
    1) Coloque a vitíma deitada de costas sobre uma surpeficie dura.

    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

    3) Para determinar o local com que a massagem deve ser feita, encontre no meio do tórax, o osso esterno. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior do osso.

    4) Abrir as mãos e coloca-las umas sobre as outras.

    5) Aperte o tórax da vitíma, pressionando o coração, e solte em seguida.

    6) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou.

    Respiração boca-a-boca

    1) Estique o pescoço da vitima para que o ar possa passar. Ponha uma mão na nuca e levante o pescoço.

    2) Afrouxe as roupas, mantenha esticando o pescoço da vitima e começe a respiração artificial.

    3) Feche as narinas da vitima usando os dedos da mão que está sobre a testa.

    4) Respire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima.

    5) Sopre o ar até que o tórax da vitima se movimente.

    6) Retire sua boca, para que a pessoa possa respirar.

    7) Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique se a vitima não está recuperando seus movimentos. respiratórios.

    ResponderExcluir
  21. Rudy Alisson T.S.T 32 de outubro de 2010 às 15:28

    1- Sangramento pelo Nariz

    É a perda de sangue pelo nariz ou através deste para a boca. (epistaxe: epi = oriundo de cima, staxis = sangramento). Ocorre mais freqüentemente em crianças, devido ao traumatismo digital (dedo no nariz) e fragilidade eventual da região.

    > Não se angustie, esclareça suas dúvidas e procure seu médico otorrinolaringologista.

    > A maioria das epistaxes têm resolução espontânea em , aproximadamente, 10 minutos e não necessitam atendimento médico. Devemos comprimir a parte lateral do nariz contra o septo do lado afetado por alguns minutos. Se esta compressão com o dedo não obtiver resultado, coloque um algodão embebido em água oxigenada ou em soluções com vasoconstrictores na narina afetada (após assoar o naiz) e aguarde.

    > Sente ereto, não deite a cabeça para trás. Isto reduz a pressão sobre as veias do nariz e evita que o sangue seja deglutido (Não abaixe a cabeça também).

    > Após cessar o sangramento, não assoe o nariz nos próximos 7 dias e coloque pomadas de indicação médica no lado afetado três vezes por dia. Não introduza nada nas narinas. Não tente limpá-las com cotonete, dedo, pinças, lenços, papel higiênico. Use umidificadores para melhorar o ambiente seco, ou respire em cima de uma xícara com água quente (vapor).

    Dedo Preso na Porta

    Procure se acalmar e coloque gelo no local, para que não forme um hematoma ou então para que este diminua. Não massageie o local do ferimento e nem aperte as laterais do dedo que foi preso, quando houver sangramento.

    2- Massagem Cardíaca
    A ressuscitação cardiopulmonar, reanimação cardiopulmonar (RCP) ou ainda reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória).
    Coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura
    >Coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno.
    >Os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax.
    >Faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral. Descomprima em seguida.
    >Repita a manobra tantas vezes quantas forem necessárias (cerca de 60 por minuto).

    Respiração Boca-Boca

    >Deite o indivíduo de barriga para cima.
    >Afrouxe as roupas do indivíduo.
    >Estique o pescoço dele para trás, deixando o queixo para cima.
    >Abra a boca do indivíduo e tente ver se há algum objeto ou líquido em sua garganta e tire-o de lá com os dedos ou com uma pinça.
    >Tampe o nariz do indivíduo com seus dedos.
    >Encoste a sua boca na boca dele e jogue o ar que sai da sua boca para dentro da boca dele.
    >Repita isso por 20 vezes por minuto.
    >Esteja sempre atento ao peito do indivíduo para ver se há alguma movimentação.

    Quando o indivíduo voltar a respirar sozinho, retire sua boca da boca dele e deixe-o respirar livremente, mas tenha atenção à sua respiração pois ele pode parar de respirar novamente, então será necessário recomeçar desde o princípio.

    ResponderExcluir
  22. Allan Pereira- Turma 3 (radiologia).2 de outubro de 2010 às 18:09

    1- CORTES PROFUNDOS: Nessa situação você deverá limpar o local do ferimento com água corrente independente se o corte estiver ou não sujo. Feito isso, estanque com gaze ou um pedaço de pano ou toalha limpa. Não coloque nada dentro do ferimento e procure um pronto socorro imediatamente.
    DEDO PRESO NA PORTA: Procure se acalmar e coloque gelo no local, para que não forme um hematoma ou então para que este diminua. Não massageie o local do ferimento e nem aperte as laterais do dedo que foi preso, quando houver sangramento.

    2- 1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.
    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

    ResponderExcluir
  23. 1-Sangramentos no nariz:
    Sangramento nasal é um fenômeno comum. Ocorre com 60% das pessoas ao longo da vida. Manifesta-se em homens e mulheres de todas as idades As fossas nasais pode sangrar tanto na porção anterior, mais externa, quanto nas porções mais posteriores, internas. A maioria dos sangramentos ocorre na porção anterior, região que tem muitos vasos sanguíneos, sobretudo veias e artérias pequenas e superficiais.
    O ideal, diante de um sangramento, é tentar manter a calma - o nervosismo aumenta a dilatação dos vasos e, portanto, o sangramento. Vá ou leve quem sangra até uma pia e deixe escorrer o sangue espontaneamente para ver se para. Se não parar em 5 a 10 minutos, comprima as duas asas do nariz como os dedos e conte 10 minutos. Solte e veja se parou.
    2-Qeimaduras:Podem ser de primeiro,segundo ou terceiro grau.A de primeiro grau, são quelas que deixam a pele avermelhada,atingindo a epiderme ou seja, a parte externa da pele, é necessario apenas lavar o local com agua fria que em poucos dias ele regride.A de segundo grau afeta o interior da pele criando bolhas é necessario lavar o local para resfriar de 15 a 20 minutos e levar a vitima para o hospital.A de terceiro grau afeta a pele profundamente atigindo os músculos e ossos é necessario tambem lavar o local com agua fria e levar a vitima para o hospital.

    3-Massagem cardiaca:Deve-se verificar a arteria carótica que fica no pescoço estar batendo ou não.Caso ele não esteja a pessoa estar com parada cardiaca, é necessario fazer uma massagem no coração que fica no final do osso externo, coloque a vitima no solo duro ajoelhando ao lado dela depois coloque uma mão em cima da outra aperte deixando os braços estendidos quantas vezes for necessario para reanimar a vitima.

    4-RESPIRAÇÃO BOCA-BOCA:
    1º Deite o paciente com o pescoço esticado. Assim o ar passa com mais facilidade;
    2º Abaixe a língua do paciente e veja se existe algum objeto atrapalhando a passagem de ar pela garganta;
    3º Abra os botões e zíperes da roupa do paciente e, com uma das mãos, tape as narinas dele;
    4º Inspire profundamente e coloque sua boca sobre a do paciente;
    5º Sopre o ar com força, notando se o tórax do paciente se mexe (como se ele estivesse respirando normalmente);
    6º Afaste-se do paciente para que ele consiga expirar;
    7º Repita os passos até a respiração do paciente voltar ao normal ou até a chegada do socorro médico.
    SÍLVIA WAGNER (TÉC.SEG DO TRABALHO)

    ResponderExcluir
  24. Joyce Mirelle Radiologia3 de outubro de 2010 às 15:53

    Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais freqüentes.
    Não interessa qual a profundidade da queimadura térmica, o primeiro cuidado é o da interrupção da atividade agressiva aos tecidos orgânicos do agente agressor.
    Pode ser conseguido com a utilização de água corrente na zona lesada.

    DESMAIO: O desmaio é provocado pela redução abrupta da irrigação cerebral. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de desmaio.

    1. Coloque a vítima em um local arejado com boa ventilação.

    2. É necessário fazer que o sangue circule em maior quantidade no cérebro e nos órgãos nobres, par isso eleve os membros inferiores.

    3. Para evitar que a vítima vomite ou se asfixie, vire a cabeça da vítima para o lado.

    4. Afrouxe a roupa da vítima, para uma melhor circulação.

    5. Não dê líquidos a vítima logo após o desmaio. A vítima pode não estar com seus reflexos totalmente recuperados e se afogar.

    6. Após aproximadamente um minuto depois da queda, o fluxo de sangue para o cérebro é novamente restabelecido e recupera-se a consciência.

    MASSAGEM CARDÍACA: Observe os sinais: Ausência de pulso e dos batimentos cardíacos, além de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ação deve ser imediata e não será possível esperar o médico para iniciar o atendimento.
    Como fazer a massagem cardíaca Colocar a vítima deitada de costas em superfície plana e dura. As mãos do atendente de emergência devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o tórax. A partir daí deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Repetições: quantas forem necessárias até a recuperação dos batimentos. É recomendável a média de 60 compressões por minuto.
    Cuidados: Em jovens a pressão deve ser feita com apenas uma das mãos e em crianças com os dedos. Essa medida evita fraturas ósseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratória juntamente com a cardíaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente.
    O que pode causar: Ataque cardíaco Choque elétrico Estrangulamento Sufocação Reações alérgicas graves Afogamento.

    RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA: 1 – Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.

    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.


    2 – Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.

    3 – Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.

    4 – Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca).

    5 – Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.

    6 – Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.

    7 – Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.

    8 – Se a vítima voltar a respirar, interrompa a respiração artificial, mas não desvie sua atenção. Ela pode parar de respirar novamente.

    ResponderExcluir
  25. Raimunda Cristina - Radiologia3 de outubro de 2010 às 16:22

    Primeiros Socorros – Queimaduras

    - Não tocar a área afetada;
    - Não retirar as roupas se estivarem grudadas;
    - Não furar as bolhas
    - Não usar água gela
    Em caso de queimadura 2º e 3º procurar atendimento médico rápido

    Primeiros Socorros – Sangramento nasal

    - Inclinar a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue vá para garganta e seja engolido, provocando náusea.
    - Comprimir a narina que sangra e aplique compressas férias no local
    - Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoar o nariz
    - Se a hemorragia insistir, voltar a comprimir a narina e procurar o atendimento médico

    Primeiros Socorros – Respiração boca a boca

    1) Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    2) Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.
    3) Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    4) Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca).
    5) Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente, como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.
    6) Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.
    7) Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.
    8) Se vítima voltar a respirar, interrompa a respiração artificial, mas não desvie sua atenção. Ela pode parar de respirar novamente.


    Primeiros Socorros - Massagem cardíaca

    1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca a boca, comece a massagem.
    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

    ResponderExcluir
  26. FRANCISCO CEZAR DE SOUZA (TURMA 3 SEGURANÇA DE TRABALHO03 de outubro de 2010 às 16:54

    (1)EXISTEM TRES TIPOS DE QUEIMADURAS:SÃO DENOMINADAS DAS SEGUITES MANNEIRAS,EPIDERME QUE E A DE 1ºGRAU,DERIME QUE E A DE 2ºGRAU E MIPODERME QUE E A DE 3ªGRAU,PROCEDIMENTOS:LIMPAR BEM O LOCAL ONDE FOI AFETADO COM SORO FISIOLOGICO OU AGUA CORRENTE DESIFETANDO.
    (2)EMGASGAMNETO:OBSTRUÇAO TOTAL OU PARCIAL DAS VIAS AEREAS PROVOCADAS PELA PRESNÇA DE UM CORPO.se a pessoa estiver consciente,não consegue falar,tem dificuldades repiratorias,mas consegue tossir,obeserva - se que obstrução é parcial.Neste caso o procedimento adequado é:1) colocar a vitima de pé;2)Posiciona-se atrás da mesma;3) Manter a sua cabeça abaixada e efetuar 4 a 6 taponagens(tapas fortes).Procedimentos de massagem cardiaca: Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superficie dura ;Coloque as mãos sobrepostas na metade inferior do externo(osso nomeio do torax),os dedos devem ficar abertos, sem tocar a parede do torax, a seguir , faça pressãoo, com bastante vigor, para quese abaixe o externo, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral, descomprima em seguida; repita a manobra quantas vezes forem necessárias(cerca de 60 vezes por minuto) leve a vitima ao hospital.Respiração boca a boca: afrouxe roupas, desobstrua circulação do pescoço, peito e cintura.Desobstrua as vias aéreas(boca ou garganta). Coloque a vitima em uma posição correta.Ritmo:15 respirações por minuto. Observaçãoimportante:ficar atento para reinicar o processo a qualquer momento, caso seja necessário.

    ResponderExcluir
  27. Rafael Gomes Radiologia4 de outubro de 2010 às 05:05

    1- Choque elétrico

    O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.

    Intensidade do Choque Elétrico Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo.

    Aplique os procedimentos de Suporte Básico de Vida. - Inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e o mesmo para o coração. - Após certificar-se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha-se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente. - Imobilize os locais da fratura se houver. - Proteja as áreas de queimadura. - Controle o estado de choque. - Transporte a vítima para o hospital, o quanto antes, mantendo a respiração e massagem cardíaca se necessário.

    Queimaduras

    São lesões térmicas causadas pela ação de um agente físico (calor ou frio) sobre a superfície da pele. A pele é o maior órgão do corpo humano e sua destruição pode levar a alterações locais e sistêmicas, estas últimas causadas pelo comprometimento de outros órgãos, o que geralmente ocorre após uma queimadura. São classificadas de acordo com a profundidade da lesão cutânea e a extensão corporal atingida. Quanto maior a extensão da superfície corporal queimada e a profundidade da lesão, maior a gravidade.

    •Se a queimadura for causada por líquido superaquecido (água quente, alimentos quentes):

    - Esfriar imediatamente a área queimada com água gelada (de preferência) ou água corrente com a finalidade de neutralizar a ação do calor;
    - Proteger a área queimada com um pano limpo;
    - Não alimentar o paciente;
    - Encaminhar imediatamente o paciente a um serviço de urgência para a devida avaliação pela equipe médica e, se necessário, tratamento com cirurgia plástica.

    2-MASSAGEM CARDÍACA

    1.Deite a vítima no chão de barriga para cima
    2.Posicione a cabeça da vítima um pouco para trás, deixando o queixo mais para cima
    3.Faça uma respiração boca a boca (jogue o ar que sai da sua boca para dentro da boca da vítima)
    4.Apóie suas mãos abertas uma sobre a outra, com os dedos para cima, você vai usar somente a palma da mão
    5.Coloque suas mãos, sobre o lado esquerdo do peito da vítima (no coração) e deixe os seus próprios braços esticados
    6.Empurre as suas mãos com força sobre o coração da vítima por cinco vezes contando para cada segundo, um empurrão
    7.Repita esse procedimento sem interrupção verificando se a vítima voltou a respirar

    Para cada respiração boca a boca faça cinco movimentos de empurrão com as mãos.

    No caso de massagem cardíaca em crianças, siga o mesmo procedimento, mas não utilize as mãos e sim os dedos.

    RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA

    1.Deite o indivíduo de barriga para cima
    2.Afrouxe as roupas do indivíduo
    3.Estique o pescoço dele para trás, deixando o queixo para cima
    4.Abra a boca do indivíduo e tente ver se há algum objeto ou líquido em sua garganta e tire-o de lá com os dedos ou com uma pinça
    5.Tampe o nariz do indivíduo com seus dedos
    6.Encoste a sua boca na boca dele e jogue o ar que sai da sua boca para dentro da boca dele
    7.Repita isso por 20 vezes por minuto
    8.Esteja sempre atento ao peito do indivíduo para ver se há alguma movimentação

    Quando o indivíduo voltar a respirar sozinho, retire sua boca da boca dele e deixe-o respirar livremente, mas tenha atenção à sua respiração pois ele pode parar de respirar novamente, então será necessário recomeçar desde o princípio.

    ResponderExcluir
  28. Manoella Freitas - T.S.T.4 de outubro de 2010 às 06:19

    1- Intoxicação
    Em primeiro lugar, a preocupação deve ser com a MANUTENÇÃO DAS FUNÇÕES VITAIS, procederem às técnicas do Suporte Básico de Vida, tendo em vista a estabilização do paciente:
    •A desobstrução de vias aéreas, aspiração de secreções, retirada de corpos estranhos, traqueotomia e outras medidas se necessárias.
    •Manutenção da respiração, ventilação e entubação (se necessário)
    •Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica, obter acessos venosos, coletando sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos.

    Sangramento nasal:

    - Inclinar a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue vá para garganta e seja engolido, provocando náusea.
    - Comprimir a narina que sangra e aplique compressas férias no local
    - Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoar o nariz
    - Se a hemorragia insistir, voltar a comprimir a narina e procurar o atendimento médico



    2-MASSAGEM CARDÍACA e RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA.
    1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.
    3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicadoras e médias na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia

    ResponderExcluir
  29. Jose Kleber Lima Viana -radiologia 34 de outubro de 2010 às 07:11

    1 Queimadura: lavar o local com água corrente e fria, não colocar pasta de dente ou borra de café o correto é acionar o socorro.
    2 Choque elétrico : desligar a corrente elétrica se não possível utilizar galhos seco, material plásticos ou panos grossos , verificar as vias áreas e acionar o socorro.
    2.1 Deitar o pct de decúbito dorsal se coloque do lado esquerdo do pct verificar as vias áreas fechar as narinas do pct com dois dedos coloque a sua boca na boca do pct e realize a insuflação a massagem colocar uma mão no final do esterno e a outra por cima sem que os dedos toque a parede do tórax realizar 30 compressões para cada 2 ventilações, continuar o procedimento ate que o pct se reanime ou a chegada do socorro.

    ResponderExcluir
  30. José Igor - Radiologia 3.4 de outubro de 2010 às 09:57

    1-*Queimaduras:se for de primeiro grau lave bem a queimadura com água fria e corrente,segundo grau faça o mesmo do primeiro so que tem que cubrir o local com gase e ir ao medico,e se for de terceiro grau chamar o socorro o mais rapido possivel.
    *Ataques Cardíacos:fazer 2 respirações boca-a-boca para cada 30 massagens cardíacas.

    2-Massagem Cardíaca:fazer a massagem com as duas mãos na região toraxica.
    Boca-a-boca:soprar bem dentro da boca prendendo bem o nariz depois solte o ar para ver se a pessoa respira,até tornar,se não chame o socorro.

    ResponderExcluir
  31. Valdetrudes Paz junior-Radiologia 34 de outubro de 2010 às 11:25

    1-CHOQUE ELETRICO: Nenhuma medida tomada deve atrasar a busca de atendimento médico. Em todo caso de acidente com choque elétrico, procure o pronto-socorro mais próximo ou ligue para o serviço de emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193).
    *O mais rapidamente possível, fazer cessar a passagem de corrente elétrica através do corpo da vítima:
    *Afastando os fios da vítima ou esta daqueles. O socorrista deve isolar-se, usando luvas, calçados com solado de borracha ou objetos não condutores, como a madeira.
    *Se a vítima estiver inconsciente, retirar a dentadura ou óculos eventualmente existentes e folgar as roupas.
    *Se a vítima não tem pulso, além de respiração boca a boca, realizar massagem cardíaca externa (2 socorristas) ou 15 compressões do coração seguidas de 4 insuflações de ar (1 socorrista).
    2-QUEIMADURAS: Podem derivar de contatos com fogo, objetos quentes, água fervente ou vapor, com substâncias químicas, irradiações solar ou com choque elétrico. A queimadura é uma lesão estéril, por isso tenha cuidado ao manuseá-la e evite ao máximo contaminá-la.
    *Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente.
    *Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze.
    *Cubra o ferimento com compressas de gaze.
    *Em queimaduras de 2º grau, aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril.
    *Se a queimadura for extensa ou de 3º grau, procure um médico imediatamente
    3- MASSAGEM CARDIACA:
    *Faça Massagem Cardíaca Externa Do Seguinte Modo:
    *Coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura
    *Coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno
    *Os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax
    *Faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral. Descomprima em seguida
    *Repita a manobra tantas vezes quantas forem necessárias (cerca de 60 por minuto)
    4- RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA:
    * Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    *Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    *Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.
    * Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    *Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca).
    *Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente, como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.
    *Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.
    *Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.

    ResponderExcluir
  32. Jussara Delfino - Radiologia III4 de outubro de 2010 às 11:47

    Queimaduras:São Lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio,mais que podem tambem ser provocadss pela electricidade, por contato com certos protudos quimicos, por radiações ou ate fricção.
    Procedimentos: Usa prevenir o estado de choque e contaminaçao.
    Não Faça:Nao fure bolhas e evite tocar na area queimada.
    Queimaduras quimicas.(acidos, soda-caustica, outros produtos quimicos).
    - Pequenas- lavar o local com agua corrente.
    - Extensas- Retirar toda a roupa atingida e lavar abundantemente com agua a região.
    Não aplique unguentos,graxas,bicarbonato de sodio ou outros substancia em queimaduras.
    Não toque com as mãos a area afetuada.


    Sangramento No Nariz:É a perda de sangue pelo nariz ou atravez deste para boca.Ocorre mais frequentemente em crianças,devido ao traumatismo digital(dedo no nariz) e fragilidade eventual da região.

    Os Vasos sanguineos que nutrem a cavidade nasal ropem por varias fatores que normalmente são identificados facilmente ao exame otorrinaloringologica.

    Procedimentos:
    .Nunca coloque a cabeça para atras, na posição sentada, incline uma pouco a cabeça para frente.
    .Usando o dedo indicador e polegar aperte levemente as narinas, na parte onde a respiração é bloqueada.


    Como se faz uma massagem cardíaca e uma respiração boca a boca.

    Massagem cardíaca:Em adultos deixe a vitima de costas sobre a surperficie plana e firme, ajoelhe-se ao lado da vitima.Apoie uma das mãos sobre a região inferior do tórax e coloque a outra mão por cima da primeira;Faça forte pressão(Porém nao exagerada).utilizando-se do proprio corpo para que o coração da vitima seja comprimido constra os ossos da coluna vertebral.
    Mantenha esse procedimentos por cerca de algum tempo, de forma ritmica e sempre com a mesma intencidade cuidado para que não ocorra fraturas nas costas.
    Em adolescente: Mantenha os mesmo procidimentos porém,com apenas uma das mãos.
    Em Crianças e bebês:Os procedimentos
    são os mesmo porém os cuidados devem ser dobrados e deve-se apenas utilizar o polegar, sobre a região inferior do tórax.
    Em todos sos casos o processo de reanimaçao é grave e deve ser imediato após o fato ter ocorrido.Chame um medico ou remova a vitima para um hospital o mais rapido possivel.


    Respiração Boca a Boca:

    Em Adultos:Verifique se não ocorrem fraturas na vitima(inclusive na coluna vertebral).Em seguida deite a vitima em local liso e duro de costas.Afrouxe suas roupas deixando livre o pescoço,peito e cintura.Retire da boca da vitima qual quer tipo de objeto que posso estar obstruindo,tais como dentaduras, pontes,lama ou qualquer corpo estranho.Verifique tambem a garganta e se a lingua está retraida.(é preciso manter a passagem ar livre).Caso contrario a vitima esteja sangrando pela boca ou vomitando, vire sua cabeça para o lado de modo a facilitar a saida de sangue ou vomito.Feitos os procedimentos acima descritos, limpe a boca e garganta da vitima com cuidado.Em seguinda apoie uma das mãos sobre a nuca da vitima e com a outra incline com cuidado a cabeça para trás o maximo mantendo a ponta do queixo voltando para cima.Desta forma a lingua não bloqueará a passagem de ar.Mantenha a cabeça da vitima nesta posição durante toda a respirção artificial.

    Em criança:O metado de respiração é o mesmo, no entanto a boca do socorrista deve cobrir tambem o nariz da criança e deve-se tomar o cuidado de soprar mais levemente.Ai retire a boca para saida do ar, mantenha o ouvido próximo a boca da vitima para confirma que o ar está saido.

    ResponderExcluir
  33. Hudson Deny Gomes (Radiologia)4 de outubro de 2010 às 14:31

    2)Massagem cardíaca:

    Procedimento mecânico para reanimar o coração.

    1º Posicione-se ao lado da vítima, na altura do tórax;

    2º Trace uma linha imaginária na altura dos mamilos (ou encontre o apêndice xifóide e conte três dedos acima), posicione a mão com a palma para baixo e intercale os dedos com a segunda mão;

    3º Estique os braços e realize a força com o peso do corpo (a compressão deve gerar um afundamento de 5 a 10 cm)

    4º Realize 30 compressões seguidas (1 a cada segundo) antes de reavaliar o pulso, se houver parada respiratória, intercalar 2 ventilações a cada 30 compressões e realizar 5 ciclos:

    1º-> 2 respirações

    2º-> 30 massagens

    3º-> 2 respirações

    4º-> 30 massagens

    5º-> 2 respirações

    Ao final reavaliar os dados vitais (respiração e pulso), se não houver sucesso, repita o procedimento


    Respiração boca-a-boca:
    1) Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    2) Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.
    3) Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    4) Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca).
    5) Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente, como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.
    6) Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.
    7) Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.
    8) Se vítima voltar a respirar, interrompa a respiração artificial, mas não desvie sua atenção. Ela pode parar de respirar novamente.
    -

    ResponderExcluir
  34. Hudson Deny Gomes (Radiologia)4 de outubro de 2010 às 14:32

    1)-A vítima de um choque elétrico pode apresentar sintomas como paralisia e convulsões. O socorro nesse tipo de situação deve ser imediato para evitar complicações mais sérias.

    O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.

    Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.

    Jamais encoste na pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, pois você será também eletrocutado.

    Lembre-se também de sinalizar o local para evitar que ocorram novos acidentes.
    Método da Pinça
    Segure o nariz com dois dedos, pinçando o septo nasal (a pele entre as narinas). Existe uma veia que passa ali que é a culpada de 99% dos salgramentos nasais. Pressionar pode segurar o fluxo de sangue, parando o sangramento e acelerando a coagulação.
    Encontre um banheiro enquanto continua a segurar o nariz. Agora que você retardou o sangramento pinçando o nariz, você deve encontrar um banheiro onde possa se limpar depois do sangramento terminar.
    continue pressionando por pelo menos cinco minutos. Solte periodicamente para ver se ainda está sangrando (É uma boa hora para rápidamente lavar qualquer sangue das mãos e pegar uma toalha de papel para segurar de modo que o sangue fique no papel e não nas mãos). Se estiver sangrando, continue segurando. Não veja se parou a cada 30 segundos, uma vez que a pressão constante é importante para estancar o sangue.
    Método da Pressão
    Encontre duas pequenas depressões na parte de trás do crânio, aproximadamente a quatro dedos da base do crânio (na linha do topo das orelhas) e quatro dedos do meio do crânio. Se você tivesse olhos atrás da cabeça, é ali que eles ficariam.
    Pressione as cavidades firmemente, mas sem machucar, e se você pressionou corretamente, o sangramento deve parar imediatamente. Mantenha a pressão por cinco minutos e solte. Se o sangramento recomeçar, repita o processo, mas segure por mais tempo: Você deve ter que manter a pressão por dez a quinze minutos para estancar completamente.
    Método do Lábio superior
    Faça um "cigarro" de gaze de mais ou menos 5 cm de comprimento e um pouco mais grosso do que um lápis.
    Coloque o tubo abaixo do seu lábio superior e empurre para cima da gengiva, fechando o lábio sobre ele.
    Aplique pressão comprimindo seu lábio sobre o tubo. Incline a cabeça para a frente.


    Depois do Sangramento
    Limpe seu nariz após o sangramento. Assopre o nariz com cuidado para remover o excesso de sangue. Você pode enrolar a ponta de uma toalha de papel para usar como uma haste de algodão improvisada. Limpe seu nariz, mas seja delicado, pois muita força pode reiniciar o sangramento, mas se recomeçar a sangrar, é um sinal de que ele não foi estancado apropriadamente em primeiro lugar.
    Limpe todo o resto. Suas mãos, rosto, a pia - qualquer coisa na qual pode ter pingado sangue deve ser limpa.
    Hidrate. Se tiver hidratante ao alcance, coloque um pouco no nariz para ajudar a cicatrizar e prevenir que sangre novamente. Se você tiver propensão a sangramentos nasais, é uma boa idéia fazer isto todos os dias para prevenir o sangramento, especialmente se o clima estiver seco.
    Carregue guardanapos, uma toalha de papel ou um rolinho de papel higiênico consigo no caso de reiniciar o sangramento. Se não sangrar novamente na próxima hora, você deve estar seguro.
    Evite fazer qualquer coisa que possa reiniciar o sangramento. Não sopre o nariz, limpe ele, ou bata ele em nada se for possível. Sangramentos nasais podem ser causados por acidentes, mas são mais comuns por causa de clima seco, fazendo as membranas nasais secarem e racharem. Apesar de não sentirmos, o resultado é óbvio.

    ResponderExcluir
  35. Diassis Araújo (Radiologia)4 de outubro de 2010 às 14:47

    Aguardei a avaliação até agora às 18:46, fui informado de que seria às 18:30. Sugiro fazer postagem no blog.

    ResponderExcluir
  36. Francisco Raildo P. de OLiveira4 de outubro de 2010 às 15:44

    Resposta:

    1-hemorragia nasal.
    2-envenenamento por gás.
    3-parada cardiaca.
    4-parada cardiorrespiratoria.
    5-engasgamento.
    6-convulsão.
    7-Hemorragia externa.
    8-queimaduras.
    9-afogamento.
    10-choque eletrico.

    Em situações de emergencia o atendimento rapido e apropriado é muito importante para a sobrevi-
    vencia de uma pessoa. muitas vidas seriam salva se as noções fundamentais de primeiros socorros fossem mais bem difundidas.

    Francisco Raildo P. de oliveira

    ResponderExcluir
  37. 1-choque elétrico; é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte. O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.
    Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.
    O mais rapidamente possível, fazer cessar a passagem de corrente elétrica através do corpo da vítima:
    Afastando os fios da vítima ou esta daqueles. O socorrista deve isolar-se, usando luvas, calçados com solado de borracha ou objetos não condutores, como a madeira.
    Se a vítima estiver inconsciente, retirar a dentadura ou óculos eventualmente existentes e folgar as roupas.
    Se a vítima não tem pulso, além de respiração boca a boca, realizar massagem cardíaca externa 2 socorristas ou 15 compressões do coração seguidas de 4 insuflações de ar 1 socorrista.
    2-Queimaduras:se for de primeiro grau lave bem a queimadura com água fria e corrente,segundo grau faça o mesmo do primeiro so que tem que cubrir o local com gase e ir ao medico,e se for de terceiro grau chamar o socorro o mais rapido possivel.

    Respiração boca a boca;

    1.Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    2.Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.
    3.Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    4.Abra a boca do indivíduo e tente ver se há algum objeto ou líquido em sua garganta e tire-o de lá com os dedos ou com uma pinça.
    5.Sopre o ar até que o tórax da vitima se movimente.
    6. deitar a vítima de cabeça para cima e não baixa.
    7.Repita os passos até a respiração do paciente voltar ao normal ou até a chegada do socorro médico.

    ResponderExcluir
  38. 1 Sangramentos no nariz assustam, mas a maioria dos casos não é grave

    O ideal, diante de um sangramento, é tentar manter a calma - o nervosismo aumenta a dilatação dos vasos e, portanto, o sangramento. Vá ou leve quem sangra até uma pia e deixe escorrer o sangue espontaneamente para ver se para. Se não parar em 5 a 10 minutos, comprima as duas asas do nariz como os dedos e conte 10 minutos. Solte e veja se parou. Caso tenha cessado, o problema está solucionado. A ocorrência de um caso de sangramento durante uma gripe ou em dia quente demais não deve despertar nenhum tipo de preocupação. Mas se ocorre de vez em quando, sobretudo em quem tem casos de doenças do sangue na família ou é idoso, a pessoa deve consultar um médico. Só ele é capaz de descobrir a causa e indicar o tratamento correto.
    2 E no engasgo o ar passa com dificuldade. Então na asfixia a pessoa não pode falar, enquanto no engasgo ela ainda consegue dizer alguma coisa”, explica Fontes. Os dois tapas nas costas com o corpo inclinado para a frente é ainda a primeira opção. Mas se essa ação não resolver, deve-se partir para um procedimento conhecido como “Manobra de Reinsch”, em que o indivíduo pega a vítima por trás, inclina o corpo dela para frente e aperta a cintura, entre o tórax e o abdômen, num movimento forte e intenso para cima. Essa pressão termina colocando para fora o que ele engasgou.
    Macelene radiologia

    ResponderExcluir
  39. Os procedimentos básicos da respiração são:

    1. afrouxe as roupas da vítima, principalmente em volta do pescoço, peito e cintura;
    2. verifique se há qualquer coisa ou objeto obstruindo a boca ou garganta da vítima;
    3. inicie a respiração de socorro tão logo tenha a vítima sido colocada na posição correta. Cada segundo é precioso.
    Os procedimentos básicos da massagem cardíaca são:

    1. coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura;
    2. coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos;
    3. os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax;
    4. faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral;
    5. descomprima em seguida.
    Inicie a manobra com duas respirações, depois faça 30 compressões cardíacas e repita as duas respirações, continuando até que o ritmo cardíaco/respiratório se restabeleça.

    De 4 a 6 minutos já pode ocorrer dano cerebral. Após 6 minutos o dano cerebral é praticamente certo.
    Macelene radiologia

    ResponderExcluir
  40. Fcª Isabel V. Mendonça4 de outubro de 2010 às 16:16

    1º -Cortes Profundos: O ferimento deve ser limpo apenas com água e sabão.Se estiver sangrando,o sangue deve ser estancado por compressão,nunca por garrote.Se a área ferida for comprimida durante três minutos contínuos,a hemorragia cessa porque esse é o tempo necessário para a coagulação do sangue.Se o ferimento for grande e as bordas estiverem abertas,o acidentado precisará de atendimento hospitalar,mas o socorro estará facilitado porque a lesão estará limpa e protegida convenientemente.

    Torções e fraturas: O indivíduo caiu,adulto ou criança,e está com dor num dos membros.O primeiro passo é imobilizar a região atingida.A imobilização ajuda a aliviar a dor e a não agravar o quadro.Mesmo que não haja fraturas e tenha ocorrido apenas um deslocamento ou desvio, uma tala simples internamente revestida por material poroso deve ser colocada para evitar que o membro ferido se movimente.Se não houver uma tala disponível, vários cadernos de jornal amarrados com uma faixa são suficientes para envolver e imobilizar o braço ou a perna acidentados.Encaminhar o paciente para atendimento médico-hospitalar.A fratura pode não ser exposta,o osso não está aparecendo,mas nada garante que um vaso de grosso calibre não tenha sido lesado e possam surgir edemas e hematomas.Mais grave do que a suspeita de fratura em extremidades, são as fraturas de coluna cervical.O indivíduo subiu na escada para trocar a lâmpada,caiu e bateu a cabeça no chão.Não perdeu a consciência,mas sente dor no pescoço.Qualquer lesão traumática acima da clavícula e mais do que um ferimento abaixo da clavícula – o indivíduo dobrou o pé,entortou a perna, etc. – são sinônimos de suspeita de trauma na coluna cervical.Conduta: manter a pessoa imobilizada. Se tiver um colar cervical, uns chamam de pescoceira, colocá-lo com cuidado.Se não tiver,a imobilização pode ser feita com as mãos colocadas ao redor do pescoço da vítima.


    Radiologia3

    ResponderExcluir
  41. Fcª Isabel V. Mendonça4 de outubro de 2010 às 16:17

    2º - Respiração boca a boca: 1) Cheque se a via respiratória não está obstruída. Estique o pescoço da vítima para que o ar possa passar: ponha uma mão na nuca e levante o pescoço; apóie a outra mão na testa e force a cabeça para trás.
    Em seguida, abra a boca, pressione a língua para baixo e veja se não há algum objeto ou secreção impedindo a passagem de ar. Remova-o com os dedos.
    2) Se, com isso, a pessoa não voltar a respirar, afrouxe as roupas, mantenha esticado o pescoço da vítima e comece a respiração artificial.
    3) Feche as narinas da vítima usando os dedos da mão que está sobre a testa.
    4) Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima (se for uma criança, cubra também o nariz com sua boca).
    5) Sopre o ar até que o tórax da vítima se movimente, como em uma respiração normal. Use força com adultos, suavidade com crianças.
    6) Retire sua boca, para que a pessoa possa expirar.
    7) Mantenha o ritmo de 18 a 20 respirações por minuto, no caso de adultos, e 15 a 18, no caso de crianças. Verifique sempre se a vítima não está recuperando seus movimentos respiratórios.
    8) Se vítima voltar a respirar, interrompa a respiração artificial, mas não desvie sua atenção. Ela pode parar de respirar novamente.

    Massagem cardiaca:1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
    2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
    4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
    5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
    6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
    7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

    radiologia3

    ResponderExcluir
  42. LINDINOLIA RADIOLOGIA4 de outubro de 2010 às 16:30

    choque eletrico
    geralmente causado por altas discargas é sempre grave podendo causar disturbios na circulaçao sanguinea e em casos extremos leva a parada cardio-respiratoria.
    1)primeira providencia
    desligue o aparelho da tomada ou a chave geral se tiver que usar as maos para remover uma pessoa envolva-as em jornal ou saco de papel.empurre a vitima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco não condutor de corrente ,como um cabo de vassoura ,tabua,corda seca ,cadeira de madeira ou bastão de borracha.Se ouver parada cardio-respiratoria aplique a ressucitação,cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo,se a pessoa estiver consciente deite-a de costas com as pernas elevadas ,se estiver inconsciente deite-a de lado se necessario cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma e procure ajuda medica.

    queimaduras

    .resfriar o local controlar a dor
    .prevenir o estado de choque
    .evitar a contaminação
    .procurar socorro imediato.

    queimaduras leves:primeiro grau e pequenas queimaduras de pequeno grau.
    .resfrie o local com agua em temperatura ambiente,a agua promove a limpezado local e diminui a dor,retire pertences da vitima:aneis,pulseiras,relogios,pois podem ficar mais apertados se hover inchaço,não fure as bolhas.

    queimaduras graves:lesoes extensas(acima de 20% de extensão)e queimaduras de terceiro grau.
    .mantenhaliberada as vias aereas e certifique-se de que a vitima respira bem,principalmente em queimaduras na face;
    .verifique sinais vitais,a vitima pode entrar em estado de choque.
    .retire os pertences da vitima e afrouxe as roupas.
    .resfrie o local com agua em temperatura ambiente.
    .coloque um pedaço de pano limpo,sobre todas as areas queimadas para protegelas do ar.
    .eleve se possivel as pernas da vitima;
    chame o socorro medico e mantenha a vitima deitada ate que este chegue.

    massagem cardiaca e respiração boca-boca

    com a pessoa no chão,coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade interior do osso vertical que esta no centro do peito(o chamado osso esterno)ao mesmo tempo uma outra pessoa deve aplicar a respiração boca-boca firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar,mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.
    .enquanto o ajudante enche os pulmoes soprando adequadamente para insufla-los pressione o peito a intervalos curtos de tempo até que o coração volte a bater,esta sequência deve ser feita da seguinte forma ,se você estiver sozinho faça dois sopros para cada quinze pressoes no coração ,se houver alguem ajudando faça um sopro para cada cinco pressões.

    ResponderExcluir
  43. LINDINOLIA RADIOLOGIA4 de outubro de 2010 às 16:49

    massagem cardiaca e respiração boca-boca

    com a pessoa no chão,coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade interior do osso vertical que esta no centro do peito(o chamado osso esterno)ao mesmo tempo uma outra pessoa deve aplicar a respiração boca-boca firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar,mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.
    .enquanto o ajudante enche os pulmoes soprando adequadamente para insufla-los pressione o peito a intervalos curtos de tempo até que o coração volte a bater,esta sequência deve ser feita da seguinte forma ,se você estiver sozinho faça dois sopros para cada quinze pressoes no coração ,se houver alguem ajudando faça um sopro para cada cinco pressões.

    ResponderExcluir